Ícone do site Criptonizando

Moeda do Facebook já tem nome e será lançada em 2020

facebook criptomoedas bitcoin

O Facebook planeja lançar sua criptomoeda no primeiro trimestre do próximo ano, informou a BBC News. A empresa deve revelar mais detalhes sobre a moeda antes do início dos testes, ainda em 2019.

A moeda, que se chamará “GlobalCoin”, estará disponível em cerca de 12 países inicialmente, ainda não se sabe quais serão eles. O objetivo do projeto é oferecer às pessoas pagamentos acessíveis e seguros, sem a necessidade de uma conta bancária.

Mas, antes disso o novo ativo digital precisará superar vários obstáculos técnicos e regulatórios para poder ser lançada. Também de acordo com a BBC News, no mês passado, o CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, se reuniu com o presidente do Banco da Inglaterra, Mark Carney, para discutir as oportunidades e os riscos da moeda digital planejada.

No entanto, o Facebook pode ter um trabalho mais difícil em países como a Índia, que adotou uma atitude hostil em relação às moedas virtuais. A Índia é considerada um foco importante para a nova moeda, onde o Facebook espera que permiti que trabalhadores indianos no exterior enviem dinheiro para suas famílias usando o WhatsApp.

O Facebook quer, através sua moeda digital, criar uma maneira acessível e segura de efetuar pagamentos, independentemente de os usuários possuírem uma conta bancária.

A empresa, que também é dona do WhatsApp e do Instagram, espera quebrar barreiras financeiras, competindo com os bancos e reduzindo os custos do consumidor.

Apelidado de Projeto Libra, os planos do Facebook para uma rede de moeda digital foram divulgados pela primeira vez em dezembro do ano passado.

O projeto permitirá que as pessoas mudem dólares e outras moedas internacionais para suas moedas digitais.

O Facebook também está em contato com vários comerciantes online visando disponibilizar sua moeda como forma de pagamento.

Os relatórios sugerem que a criptomoeda poderia ser projetada para ser uma “stablecoin”, com um valor indexado ao dólar americano, na tentativa de minimizar sua volatilidade.

No entanto, mesmo sem a volatilidade associada à maioria das criptomoedas, o Facebook ainda terá muito trabalho a fazer para que seus usuários confiem na GlobalCoin após sofrerem anos de escândalos de manipulação de dados.

Uma das principais críticas ao projeto do Facebook é que, ao contrário do bitcoin, a GlobalCoin estará sob o controle da empresa de Mark Zuckerberg.

No Bitcoin, não há nenhum detentor ou autoridade central que controle a moeda, mas esse provavelmente não será o caso da GlobalCoin, pois o Facebook terá acesso às identidades de todos aqueles que detêm sua criptomoeda.

Além disso, a empresa é conhecida por banir usuários quando bem entende, e pode acontecer que ela siga uma política semelhante com suas carteiras de criptomoedas.

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile