Ícone do site Criptonizando

Moeda lastreada em ouro do Zimbabwe é uma ameaça financeira, afirma FMI

Moedas de ouro - Zimbábue

Moedas de ouro - Zimbábue

O Fundo Monetário Internacional (FMI) pediu às autoridades monetárias do Zimbábue que considerem cuidadosamente os benefícios de emitir uma moeda digital lastreada em ouro versus os riscos potenciais para a economia. 

Em vez de se apressar para emitir os tokens de ouro, o credor global afirmou que as autoridades deveriam considerar a liberalização do mercado de câmbio do país.

As observações do FMI ocorreram poucos dias depois que o Reserve Bank of Zimbabwe (RBZ) começou a emitir a moeda digital lastreada em ouro. As moedas digitais lastreadas em ouro são uma tentativa do RBZ de desacelerar a demanda local por dólares americanos.

A alta demanda pelo dólar versus sua oferta limitada no mercado formal impulsionou a queda da moeda local no mercado paralelo de pouco mais de 1:1000 no início de 2023 para cerca de  1:2000 no final de abril. 

No ano passado, o RBZ respondeu à desvalorização da moeda local elevando a taxa de referência. Durante o mesmo ano, o banco central revelou moedas físicas de ouro que, segundo ele, funcionariam como uma reserva alternativa de valor.

No entanto, depois que o RBZ começou a circular a moeda digital lastreada em ouro, um porta-voz do FMI alertou sobre vários riscos que essa moeda digital traria.

“Uma avaliação cuidadosa deve ser realizada para garantir que os benefícios desta medida superem os custos e riscos potenciais, incluindo, por exemplo, riscos macroeconômicos e de estabilidade financeira, riscos legais e operacionais, riscos de governança, custo da reserva cambial perdida”, disse o porta-voz.

Além de liberalizar o mercado de câmbio, o porta-voz do FMI teria dito às autoridades monetárias do Zimbábue que se apegassem a outras soluções convencionais que incluem a manutenção de uma política monetária rígida.

O alerta do FMI marca a segunda vez que a instituição de Bretton Woods castiga um país africano por adotar uma abordagem não convencional de gestão de moeda. 

Em 2022, o FMI alertou para um risco à estabilidade financeira depois que a República Centro-Africana adotou o bitcoin. 

Avisos semelhantes foram emitidos para El Salvador depois que se tornou a primeira nação a declarar o curso legal do bitcoin.

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile