Monero pode ser rastreado? especialistas analisam vídeo da Chainlaysis

monero-coin-hard fork

Uma apresentação vazada da Chainalysis para o IRS dos Estados Unidos apontava que as transações de Monero (XMR) estavam sendo potencialmente rastreadas desde 2021. 

A Chainalysis é uma empresa focada na análise de blockchains. A companhia conta com contratos com diversos governos, corretoras e instituições financeiras.

Por sua vez, o Monero é a principal criptomoeda focada em privacidade. Diferente de blockchains como Bitcoin e Ethereum, não é possível rastrear o histórico de transações dos endereços.

Quebra de privacidade do Monero?

O vídeo vazado, que não foi comendador pela Chainalysis, mostra a empresa associando transações à IPs específicos, de onde elas foram realizadas. 

No entanto, isto é aparentemente tudo que a Chainalysis é capaz. Ainda não é possível identificar o saldo dos endereços, ou o histórico de transações. 

Especialistas afirmam que a Chainalysis conseguiu associar estes IPs executando nós de Monero mal intencionados. Estes nós, por sua vez, utilizaram metadados para identificar o IP de origem das transações.

No entanto, isto pode facilmente ser resolvido pelos usuários que desejam obter maior privacidade. Por exemplo, os usuários podem utilizar a rede Tor. Muitas carteiras de Monero já possuem integração com a rede Tor de forma padrão. Além disso, os usuários podem executar seus próprios nós de Monero. 

Csilla Brimer, ex-membro do comitê Monero, comentou sobre a situação em conversa com a Decrypt:

“Resumindo, essa estratégia não compromete a privacidade on-chain para usuários que evitam esses nós falsos ou usam Tor. Em essência, proteger seu endereço IP é fundamental, pois é principalmente o que eles podem obter.”

Leia mais: Monero (XMR): Entenda como funciona a criptomoeda de privacidade

Disclaimer
As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e refletem a opinião do autor. Não constituem aconselhamento financeiro, jurídico ou de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e envolve riscos. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Artigos relacionados

dYdX se prepara para ser a nova concorrente da PolyMarket com atualização "unlimited" 
icon setembro 17, 2024

dYdX se prepara para ser a nova concorrente da PolyMarket com atualização “unlimited” 

Escrito por Sabrina Coin
Ethereum pode cair mais 25% em relação ao bitcoin
icon setembro 16, 2024

Capitalização das Criptos em Semana de FOMC

Escrito por TradingView
Matemático afirma que bitcoin pode subir 10x, pois não tem concorrência
icon setembro 16, 2024

Matemático afirma que bitcoin pode subir 10x, pois não tem concorrência

Escrito por Sabrina Coin