Ícone do site Criptonizando

Monero sobe 22% em uma semana após anúncio do hard fork

monero-coin-hard fork

A principal moeda de privacidade Monero (XMR) subiu 9,56% nas últimas 24 horas e 22,8% na última semana, depois que os desenvolvedores confirmaram no GitHub que um hard fork está previsto para 16 de julho. 

Atualmente, a Monero é negociada por cerca de US$278. Além disso, tem uma capitalização de mercado de mais de US$5 bilhões, de acordo com o agregador de dados CoinMarketCap. 

Isso torna o XMR o líder no mercado de moedas de privacidade, com mais que o dobro da capitalização de mercado de seu rival mais próximo, Zcash.

As moedas de privacidade variam em método e utilidade. Mas, de um modo geral, elas usam técnicas criptográficas para ocultar informações de identificação, como endereços e valores de transação.

O Zcash e o Monero usam uma técnica chamada provas de conhecimento zero, que permite que os usuários façam transações sem especificar detalhes sobre as transações em questão, além do fato de serem legítimas. 

Enquanto o Monero permite apenas transações privadas, o Zcash também permite transações públicas.

Emoção de upgrade para Monero?

O próximo hard fork de Monero é a décima quinta versão do software (v15) e atualizará a privacidade e o desempenho geral da rede. 

Uma das principais mudanças será aumentar o tamanho do anel do Monero de 11 para 16. 

A assinatura digital da pessoa que “assina” a transação é mesclada com as assinaturas digitais de 11 outros não assinantes para produzir uma nova assinatura distinta que pode autorizar a transação. 

A Monero também anunciou correções em seu mecanismo multisig.

No entanto, a empolgação com o hard fork não é o único fator possível que impulsiona o preço do XMR no momento. 

Na segunda-feira (18), os entusiastas do XMR se mobilizaram no Reddit para fazer uma “corrida bancária” – propositalmente chamada de “Monerun”. Esta com objetivo de marcar o oitavo aniversário da moeda de privacidade.

De acordo com o post, o “livro razão ofuscado” de Monero permite que as exchanges centralizadas deturpem suas reservas ao público. Então, o grupo assumiu a responsabilidade de retirar todo o Monero que puder pagar. 

Hard fork ou corrida bancária? De qualquer forma, os investidores estão otimistas com o Monero nos últimos dias.

LEIA MAIS: Coinbase lança versão beta para transações do mercado NFT

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile