Ícone do site Criptonizando

Clientes enfurecidos invadem escritório da Tron após golpe de pirâmide financeira

tron pirâmide golpe polícia

A polícia foi chamada nesta segunda-feira (8), para conter uma multidão no escritório da Tron em Pequim, na China.

Tratavam-se de vítimas do esquema Ponzi, “Super Comunidade Tidal Wave”, supostamente ligado à empresa.

O golpe arrecadou pelo menos 200 milhões de yuans (cerca de R$ 111 milhões) em fundos de investidores.

Aos gritos, as pessoas repetiam “Tron é uma farsa”, enquanto a polícia tentava conter o grupo e proteger a equipe que trabalha no escritório, segundo usuários no Twitter.

Os criminosos usaram o nome chinês da Tron (Tidal Wave) para enganar a população, fazendo-os acreditar que a empresa estava conectada com o esquema de investimentos, dando credibilidade para o mesmo.

No entanto, quando o esquema fechou recentemente, seus investidores foram deixados sem nada, o que levou ao suicídio de uma vítima, por não suportar a perda, de acordo com o veículo de informações chinês Nuclear Finance.

Mulher comete suicídio após cair em #pirâmide financeira associada à #Tronhttps://t.co/PeoYnOAB3H pic.twitter.com/vOxyKz8ENb

— Criptonizando (@criptonizando) July 6, 2019

Os investidores se voltaram contra a Tron e seu fundador, Justin Sun, que não comentou diretamente sobre o caso, apenas mencionando que uma empresa famosa como a Tron está sujeita a ter seu nome usado por golpistas que querem se aproveitar das pessoas.

“Nós nunca iremos te pedir dinheiro. Tome cuidado e guarde seus TRX.”

Justin Sun, no Twitter

Vídeo da ação policial

Na manhã desta segunda-feira (8), um usuário do Twitter publicou dois vídeos mostrando oficiais da polícia no escritório da Tron em Pequim:

Police raids at #Tron offices in Beijing? Additionally, there’s many angry people gathered there who are saying things like “Tron is a scam”. $trx #trx @justinsuntron pic.twitter.com/qFykQErQu6

— Hayden Otto (@haydenotto_) July 8, 2019

“Polícia invade escritório da Tron em Pequim? Além disso, há muitas pessoas irritadas lá, que estão dizendo coisas como ‘Tron é uma fraude’”

No segundo vídeo, é possível ver uma senhora exaltada tentando entrar no escritório da Tron enquanto chora ao falar ao telefone:

What’s going on here? @justinsuntron pic.twitter.com/GOHLOTmgy3

— Hayden Otto (@haydenotto_) July 8, 2019

“O que está acontecendo aqui @JustinSunTron?”, perguntou o usuário.

Os vídeos se espalharam pelo Twitter, e surgiram boatos de que a polícia estaria no escritório da empresa realizando investigações a respeito do golpe.

No entanto, Justin Sun publicou em sua conta que as manchetes jornalísticas afirmando que a polícia teria invadido o escritório da empresa eram falsas.

“A TrounFoundation e a BitTorrent estão bem. Está tudo bem. Estamos nos preparando para o lançamento do BitTorrentSpeed hoje. Pare de espalhar notícias e fotos falsas.”

Depois, Sun publicou um comunicado dizendo que o escritório já está operando normalmente depois da interrupção causada pelos manifestantes.

O texto também afirma que a empresa se sensibiliza com a situação e está trabalhando com a polícia para ajudá-los.

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile