Ícone do site Criptonizando

Nações Unidas propõe sistema de identificação digital vinculado a contas bancárias

As Nações Unidas estão propondo um sistema de identificação digital universal que se conectaria diretamente às contas bancárias e aplicativos de pagamento das pessoas.

Uma nova agenda política abrangente do secretário-geral da ONU, António Guterres, detalha uma rede de identificação projetada para digitalizar e simplificar o processo de verificação das identidades das pessoas em escala global.

A proposta é descrita em uma seção dedicada à “cooperação digital global e objetivos de desenvolvimento sustentável”.

“IDs digitais vinculados a contas bancárias ou de dinheiro móvel podem melhorar a oferta de cobertura de proteção social e servir para alcançar melhor os beneficiários elegíveis.

As tecnologias digitais podem ajudar a reduzir vazamentos, erros e custos na concepção de programas de proteção social.”

A proposta segue um movimento do Fórum Econômico Mundial para explorar sistemas que rastreariam e verificariam identidades humanas usando biometria.

O Fórum fez parceria com a empresa sueca de biometria Fingerprint Cards e está explorando plataformas de identificação digital baseadas em blockchain que “colocam a privacidade no topo de todas as principais prioridades”.

A ONU observa que, apesar do rápido avanço da tecnologia em todo o mundo, é necessário mais trabalho para fornecer acesso igualitário à revolução digital e reverter as lacunas cada vez maiores na distribuição de riqueza.

“A tecnologia digital levou a ganhos maciços em produtividade e valor, mas esses benefícios não estão resultando em prosperidade compartilhada.

A riqueza dos 1% mais ricos está crescendo exponencialmente: entre 1995 e 2021, eles responderam por 38% do aumento da riqueza global, enquanto os 50% mais pobres responderam por apenas 2%.

As tecnologias digitais estão acelerando a concentração do poder econômico em um grupo cada vez menor de elites e empresas. A riqueza combinada dos bilionários da tecnologia, US$ 2,1 trilhões em 2022, é maior do que o produto interno bruto anual de mais da metade das economias do Grupo das 20”.

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile