Ícone do site Criptonizando

“Não misturei fundos conscientemente”, afirma CEO da FTX

Relatório indica que CEO da FTX também estava interessado em adquirir o Twitter

Sam Bankman-Fried, ex-CEO da falida corretora FTX, deu recentemente uma entrevista ao The New York Times, onde respondeu uma série de perguntas relevantes para o momento.

Quando questionado sobre o uso dos clientes para realizar trades e investimentos, SBF afirmou que não misturou os fundos intencionalmente.

Dados on-chain, no entanto, sugerem que este pode não ser o caso, e que FTX e Alameda estão intimamente interligados há algum tempo.

Em uma investigação sobre o colapso da FTX e sua relação com a implosão da Terra no início deste ano, a empresa de análise de blockchain Nansen concluiu que a morte da Terra “revelou uma falha profunda entre a Alameda e o relacionamento confuso da FTX”. 

Os pesquisadores de Nansen acrescentaram que “houve saídas significativas de FTT da Alameda para FTX em torno da situação Terra-Luna/3AC.”

Um relatório subsequente da empresa de dados Glassnode ecoou essas descobertas, com seus próprios pesquisadores sugerindo que o colapso da FTX era “inevitável”, dado o que os registros históricos de blockchain de transações entre Alameda e FTX demonstram.

Registros financeiros revelaram que os ativos da Alameda eram em grande parte compostos por tokens FTT emitidos pela FTX e outras moedas digitais altamente ilíquidas. 

Após o vazamento, Changpeng Zhao, CEO da exchange rival Binance e ex-investidor da FTX, anunciou que sua empresa começaria a vender sua participação nos tokens FTT, que recebeu como parte de seu desinvestimento da FTX no ano passado.

A ação de Zhao abalou a confiança do consumidor na FTX e, enquanto os investidores corriam para vender seus próprios tokens FTT e sacar fundos da bolsa, a corrida forçou a FTX a admitir que não detinha reservas de todos os clientes.

Quando a FTX entrou com pedido de falência no Capítulo 11 no início deste mês, SBF foi substituída por John J. Ray III, que supervisionou a falência da Enron e outras grandes empresas. 

O novo líder da FTX chamou a situação de “sem precedentes” pela falta de controles corporativos claros.

Em determinado momento da entrevista, SBF disse que ainda estava “analisando o que aconteceu” com a bolsa, apesar de não ter mais um cargo na empresa.

SBF está sendo confrontado com acusações de fraude e má administração após o colapso de sua bolsa. 

A reportagem da Reuters alegou que a FTX tinha uma “porta dos fundos” embutida que permitia que os fundos fossem canalizados sem levantar bandeiras vermelhas. A SBF negou as acusações.

No dia em que a FTX pediu falência, US$ 650 milhões em criptoativos desapareceram da bolsa e ainda não está claro como os fundos foram retirados da FTX. 

Em uma entrevista com a Tiffany Fong publicada na terça-feira, a SBF sugeriu que poderia ter sido um ex-funcionário ou alguém que instalou malware no computador de um ex-funcionário.

A empresa atualmente deve a seus maiores credores mais de US$ 3 bilhões e seu fim gerou temores de contágio dentro do setor. A perda de fundos fez com que o credor de cripto Genesis interrompesse as retiradas, citando “turbulência sem precedentes no mercado” e forçou a BlockFi a declarar falência na segunda-feira.

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile