Ícone do site Criptonizando

“Nenhuma empresa pode possuir” o metaverso, afirma o CEO da Epic Games

“Nenhuma empresa pode possuir” o metaverso, afirma o CEO da Epic Games

Durante a Conferência Global de Justiça do Ecossistema de Aplicativos Móveis em Seul, Coreia do Sul, o cofundador e CEO da Epic Games, Tim Sweeney, falou contra ecossistemas de software fechados e na sequência de suas batalhas legais com a Apple e o Google. Na mesma linha, ele afirmou que o metaverso é um conceito amplo, e não deve ser controlado por uma única entidade.

“O metaverso é um termo como a internet. Nenhuma empresa pode ser proprietária”, disse Sweeney.

O metaverso refere-se à potencial evolução futura da internet, na qual as interações sociais, os jogos e até o trabalho ocorrerão cada vez mais por meio de avatares em ambientes 3D. Os NFT de propriedade do usuário, tokens usados ​​para representar a propriedade de itens digitais, devem desempenhar um grande papel no que se espera que seja uma série de ambientes online interoperáveis ​​e compartilhados.

O Facebook emergiu como o maior investidor potencial no espaço emergente. Em sua conferência anual no mês passado, a empresa compartilhou sua visão de um mundo online no qual os usuários se divertem, jogam e até trabalham em tais espaços 3D, bem como usam NFTs para personalizar seus espaços, coletar mercadorias digitais e muito mais.

Junto com a demonstração, o Facebook mudou a marca de sua empresa-mãe para Meta. A empresa está investindo pesado no espaço e planeja contratar 10.000 pessoas na Europa como parte da iniciativa. 

O Meta também diz que construirá em colaboração com outros criadores e empresas, com o CEO e cofundador Mark Zuckerberg afirmando que construirá “com responsabilidade” o espaço.

No entanto, muitos temem a influência de uma empresa poderosa e centralizada como o Facebook. No mês passado, Yat Siu – cofundador e presidente executivo da Animoca Brands, que investiu em dezenas de startups de criptomoedas e metaverso – disse à Decrypt que vê o Facebook e a gigante chinesa da tecnologia Tencent como “ameaças” a um metaverso aberto.

“Estamos com pressa para que isso aconteça”, disse Siu sobre a construção de um metaverso aberto e compostável antes que os principais jogadores tenham a chance de exercer o poder e estabelecer estruturas. Sweeney da Epic disse à Bloomberg que os aspirantes ao metaverso estão em uma corrida para atrair o maior público de jogadores e participantes.

“Os próximos três anos serão críticos para todas as empresas que aspiram ao metaverso, como Epic, Roblox, Microsoft e Facebook”, disse ele. “É uma espécie de corrida para chegar a um bilhão de usuários. Quem quer que traga um bilhão de usuários primeiro seria o líder presumido na definição dos padrões. ”

“Nas próximas décadas, o metaverso tem potencial para se tornar uma parte multitrilionária da economia mundial”, disse Sweeney na conferência.

Leia mais: Os governos estão encurralados em um espiral de dívidas e inflação

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile