Ícone do site Criptonizando

NFTs vão gerar a próxima Marvel ou Disney, diz o fundador da Solana

NFTs vão gerar a próxima Marvel ou Disney, diz o fundador da Solana

A próxima grande franquia de entretenimento poderia sair do mercado NFT? Isso é o que o co-fundador da Solana e CEO da Solana Labs, Anatoly Yakovenko, acredita. O mesmo disse, durante a conferência Mainnet desta semana, que os projetos NFTs podem trazer avanços significativos nas próximas décadas.

“Acho que se você está sonhando em começar a próxima Marvel ou Disney nos próximos 20 anos, deve se ligar que isso provavelmente está acontecendo agora nesses sets de NFT”,  disse Yakovenko.

Ele descreveu os NFTs como o “caso de uso dominante e inovador” do momento para a tecnologia Web3. Complementando que, os ativos tokenizados podem ser usados como a coluna para todos os tipos de criações.

“As possibilidades são infinitas”, ele acrescentou, “e este é, eu acho, o melhor lugar para iniciar uma marca, uma nova história ou novo conhecimento para qualquer coisa – jogos, filmes, IP, franquias, o que quer que seja. você quer. É cedo, mas muito, muito emocionante.”

Projetos NFTs já renderam bilhões

Projetos NFT populares, como o Bored Ape Yacht Club, CryptoPunks e Axie Infinity, renderam bilhões de dólares em volume de negociação de NFT até o momento. Inclusive, alguns dos colecionáveis ​​mais desejáveis, ​​nas duas primeiras dessas coleções, foram vendidos por milhões de dólares.

De maneira geral, um NFT é um token blockchain que representa a propriedade de um item exclusivo, incluindo coisas como fotos de perfil, colecionáveis ​​de esportes e entretenimento e produtos de videogame. 

O mercado rendeu US$ 25 bilhões em volume de negócios em 2021 e continuou esse ritmo crescente em 2022, embora o crash do mercado de criptomoedas tenha impactado as vendas e os valores dos NFTs nos últimos meses.

Mesmo que os projetos NFT que abrangem centenas ou até milhares de fotos de perfil exclusivas possam ser semelhantes na superfície, alguns oferecem diferentes tipos de concessões de direitos comerciais que podem afetar a forma como os detentores podem utilizar suas próprias imagens.

O Bored Ape Yacht Club, por exemplo, permite que cada detentor de NFT crie e venda obras de arte e projetos derivados com base em suas próprias imagens. Esses direitos foram usados para criar roupas com a marca Ape, embalagens de álcool e cannabis, restaurantes temáticos e até bandas virtuais.

Enquanto isso, um projeto como o Doodles mantém seus direitos comerciais com os criadores originais, então eles estão construindo uma marca de maneira mais tradicional. 

Por outro lado, um projeto como o Nouns usa uma abordagem “sem direitos reservados” ou de código aberto, na qual qualquer pessoa, mesmo as que não possuem os caros NFTs, possam usar, modificar e vender qualquer uma de suas imagens.

Uma nova Marvel ou Disney sairá deste espaço?

Se a previsão de Yakovenko estiver correta, será interessante ver uma abordagem em que os detentores (ou o público em geral) podem fazer o que quiserem para proliferar o IP, ou uma em que os criadores originais permaneçam responsáveis pelo projeto.

Como cofundador da Solana, Yakovenko tem um assento na primeira fila para o mercado NFT em expansão, afinal, Solana é a segunda maior plataforma para NFTs depois do Ethereu em termos de volume de negociação, e deu origem a projetos valiosos como DeGods, Okay Bears e Solana Monkey Business.

Ele comparou a ascensão das NFTs à das comunidades de fóruns online na década de 1990, que deram origem às plataformas de mídia social dos anos 90 e dos gigantes de hoje. 

Um projeto inicial de NFT poderia escalar de forma semelhante para se tornar uma franquia massiva nas próximas décadas? Yakovenko acredita que sim.

“Eu não sei para que lado isso vai, mas realmente parece que você está olhando para quadros de avisos nos anos 90”, disse ele.

LEIA MAIS: Proposta do CEO da Binance de novo recurso para Luna Classic é aprovada

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile