Ícone do site Criptonizando

Nigéria vai criar “Zona Franca Virtual” com ajuda da Binance

"Zona Franca Virtual"

Uma “Zona Franca Virtual” está nos planos da Nigéria. Para isso, o país busca ajuda de uma das maiores exchanges do mundo, a Binance. Uma iniciativa parecida com essa já é realidade em Dubai, país que faz parte dos Emirados Árabes Unidos.

Um press release da Autoridade de Zonas de Processamento de Exportação da Nigéria (NEPZA – Nigeria Export Processing Zones Authority) comunicou o interesse em se construir uma “Zona Franca Virtual” na região.

“Em seu esforço para aprofundar ainda mais a economia do país, a NEPZA está buscando parceria com a Binance e Talent City para a Nigéria abrigar a primeira Zona Franca Virtual na África Ocidental.”

A NEPZA é o órgão responsável por ajudar a regular e operar zonas francas no país africano. A mesma almeja conquistar resultados semelhantes ao da zona franca virtual de Dubai.

Em primeiro lugar, a Binance, em dezembro do ano passado, passou a auxiliar Dubai a estabelecer um centro da indústria para ativos digitais globais. 

O objetivo é promover o crescimento econômico de longo prazo, ou seja, incentivar uma série de empresas de criptomoedas a se tornarem licenciadas no emirado.

No comunicado do órgão nigeriano, Adesoji Adesugba, diretor administrativo da NEPZA, disse:

“Nosso objetivo é gerar zonas livres virtuais fluorescentes para aproveitar uma economia virtual de quase trilhões de dólares em blockchains e economia digital.”

Uma Zona franca é uma região delimitada dentro de um país. Em suma, uma zona franca é uma região que normalmente oferece benefícios fiscais ou regulatórios para empresas e instituições.

Adoção das criptos na África só cresce

De acordo com dados de um relatório da Kucoin, do início de 2022, uma alta significativa de adoção de criptomoedas ocorreu no continente africano. No período verificado de janeiro de 2021 a janeiro de 2022, o continente registrou um aumento de 2.500% na adoção das moedas digitais.

Considerando o mesmo período, houve um aumento de 1.400% no número médio de transações mensais no continente. 

Cerca de 88,5% de todas estas transações foram feitas em forma de remessa internacional.

A Importância da Nigéria e as vantagens da Zona Franca Virtual para o país

Outro estudo recente, realizado pela Merchant Machine, identificou que países como EUA, Ucrânia e Reino Unido possuem um maior uso global de criptomoedas.

Entretanto, este mesmo estudo apontou que a Nigéria pode liderar o ranking de uso de criptomoedas nos próximos anos. 

Com isso, a Nigéria se torna pólo de criptomoedas na África e a implantação de uma Zona Franca Virtual pode expandir ainda mais sua importância.

De acordo com os pesquisadores, se a adoção cripto na Nigéria continuar seu crescimento no ritmo atual, a maior parte da população do país será consumidora de ativos digitais em até três anos.

Nigéria x El Salvador

A adoção das criptomoedas pela população nigeriana cresce cada vez mais. Todavia, essa mudança ocorre de maneira natural, sem qualquer determinação prévia por parte do governo do país.

Este panorama faz contrapartida à adoção coercitiva de El Salvador, movimento ocorreu parcialmente de cima (governo) para baixo.

LEIA MAIS: Henrique Meirelles, ex-presidente do BC do Brasil, entra para a Binance

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile