O notável economista Jim Rickards previu que 2024 será um ano de turbulência para a economia global e para o sistema bancário e financeiro de forma geral.
“Minha previsão geral é que 2024 será mais tumultuado e chocante do que 2023”, afirmou.
De acordo com Rickards, a China, os EUA e o Japão entrarão em recessão nos próximos meses, o que resultará em uma crise global.
As políticas restritivas da Reserva Federal não resultarão numa aterrissagem suave, prevê Rickards, afirmando que os EUA podem já estar em recessão, dados os relatórios sobre curvas de rendimento invertidas, aumento dos calotes imobiliários comerciais, declínio da produção industrial, declínio da criação de emprego e queda dos empréstimos bancários.
“Os investidores estão tranquilos porque acreditam que a crise bancária acabou. Isso é um grande erro. A história mostra que as grandes crises financeiras se desenrolam por fases e têm um período de silêncio entre a fase inicial e a fase crítica.”
De acordo com Rickards, este colapso bancário de médio porte poderá transformar-se numa crise global que afetará diretamente os mercados de capitais.