Os NFTs, tokens não fungíveis, estão cada vez mais populares no mercado. Existem agora diversas plataformas para comprar e vender NFTs, mas é necessário analisar as diferenças de cada antes.
De acordo com o Cryptonomist, aqui são 5 plataformas para os investidores e artistas que estão iniciando no mercado de NFT e procuram plataformas confiáveis e acessíveis.
1 – OpenSea
A plataforma OpenSea fundada em 2017, permite fazer login através de uma carteira como a MetaMask, que conecta a web 2 com a web 3 da blockchain.
Open Sea suporta NFTs com base na blockchain da Ethereum. Qualquer pessoa pode vender e comprar tokens não fungíveis realizando o pagamento em ETH.
2 – SuperRare
Diferente da OpenSea, os artistas que se cadastrarem na Super Rare necessitam passar por uma entrevista inicial antes de poder começar a vender obras de arte. Contudo, o objetivo é garantir que as obras de artes são originais e criadas por artistas reais.
O pagamento é realizada com Ethereum (ETH), uma vez que os NTFs estão baseados na blockchain da ETH. Para os artistas a plataforma retém 15% das vendas no mercado primário, e 10% no mercado secundário.
3 – Mintable
A diferença da Mintable para as outras plataformas, está no método de pagamento. Portanto, a Mintable aceita pagamentos em ETH e em Zilliqa (ZIL). Além de reter também uma taxa que varia de 2,5% a 10% para aqueles que venderem NFTs na plataforma.
4 – Nifty Gateway
A novidade desta plataforma está relacionada também com a forma de pagamento, que podem ser realizadas com cartão de crédito. Além dos pagamentos com criptomoedas, a Nifty Gateway aceita moedas fiduciárias. Entretanto, para quem for se cadastrar com objetivo de vender obras de artes, o pagamento será com a stablecoin USDC.
5 – Viv3.com
Por fim, está a plataforma Viv3.com, baseada na blockchain Flow. Contudo, é necessário realizar a entrevista e preencher o formulário para poder listar um NFT.
Mercadode NFT
Recentemente, foi divulgado o comprador que pagou US$69 milhões em uma bora de arte. MetaKovan, fundador do Metapuser. Por fim, outro NFT do Cristiano Ronaldo foi vendido por US$290.000