75% dos comércios varejistas pretendem aceitar criptomoedas nos próximos dois anos, aponta pesquisa

criptomoedas-cripto-mercado

A empresa de contabilidade Deboitte realizou uma pesquisa recente que apontou que quase 85% dos executivos das maiores empresas americanas de varejo esperam que pagamentos com criptomoedas se tornem uma realidade em sua indústria nos próximos 5 anos.

Destes, quase ¾, ou melhor, 75% das empresas revelaram ter como plano o aceite de pagamentos com criptomoedas ou stablecoins nos próximos dois anos.

A pesquisa foi realizada com dois mil executivos seniores e teve parceria com o PayPal. Diversos setores foram incluídos na pesquisa, como cosméticos, bens digitais, eletrônicos, moda, alimentação e bebidas, casa e jardim, hospitalidade, lazer e transportes.

Criptomoedas estão em alta

Mesmo considerando que as “moedas digitais” possam abranger tanto as criptomoedas como as moedas digitais dos banco centrais (CBDC), a pesquisa aponta que as criptomoedas são de alta prioridade para as empresas.

85% dos empresários participantes estão classificando a prioridade a disponibilização de pagamentos como alta ou altíssima. 

Além disso, 83% estão tendo a mesma percepção com as stablecoins.

De todos os entrevistados, apenas 1% não tem planos de implementar pagamentos com moedas digitais nos próximos dois anos. Assim como 26% já fizeram e 39% planejam adotar a forma de pagamento nos próximos 12 meses.

Por fim, mais da matade, cerca de 54%, dos maiores varejistas que participaram da pesquisa, com receitas acima de US$500 milhões, investiram mais de US$1 milhão na integração de uma infraestrutura para moedas digitais.

Algumas grandes já adotaram a forma de pagamento

Nas últimas semanas compartilhamos que várias grandes varejistas já incluíram as criptomoedas como forma de pagamento. Este é o caso da grife de luxo Gucci, da marca francesa Balenciaga e SpaceX, Elon Musk.

Na última terça-feita, o PayPal anunciou a expansão da sua oferta cripto, permitindo que usuários transfiram criptomoedas para carteiras externas, atendendo a uma antiga demanda da comunidade cripto.

Em conjunto, outras grandes empresas de processamento de pagamentos, como a Stripe e Megasoft, começaram programas-piloto relacionado a demanda cripto em seus negócios.

Além disso, não podemos esquecer da crescente popularidade dos cartões cripto. Estes permitem que os usuários gastem suas criptomoedas usando cartões tradicionais das bandeiras Visa e Mastercard.

Inclusive, a nova forma de pagamento foi um dos pontos cruciais para fomentar a adesão das criptomoedas por grandes comércios.

Outras empresas de contabilidade do grupo “Big Four”, onde a Deloitte faz parte, também estão buscando a inclusão às criptomoedas.

Já neste ano, a filial canadense da empresa multinacional KPMG fez o anúncio de seu aceite de bitcoin (BTC) e ether (ETH) ao seu balanço patrimonial.

LEIA MAIS: No combate à fome e insegurança alimentar no Brasil, blockchain e criptomoedas podem ser grandes aliadas

Disclaimer
As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e refletem a opinião do autor. Não constituem aconselhamento financeiro, jurídico ou de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e envolve riscos. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Artigos relacionados

República na Rússia enfrenta crise energética com fazendas de Bitcoin escondidas em cavernas
icon novembro 21, 2024

Rússia proíbe mineração durante o inverno em algumas regiões

Escrito por João Victor
Michael Saylor comenta nova alta histórica do bitcoin
icon novembro 21, 2024

Michael Saylor comenta nova alta histórica do bitcoin

Escrito por Sabrina Coin
Ethereum valoriza mais que o bitcoin após corte na taxa de juros dos EUA
icon novembro 21, 2024

Bitcoin está próximo de alcançar real brasileiro em capitalização

Escrito por João Victor