Um estudo recente da Consensys, empresa de software blockchain, descobriu que a Nigéria é líder na conscientização sobre criptomoedas em todos os continentes, com 99% já tendo ouvido falar da classe de ativos e 91% dispostos a investir no setor.
A pesquisa foi realizada com 15 mil pessoas em 15 países, incluindo EUA, Reino Unido, Argentina, França, Índia, Japão, México, Coreia do Sul, Filipinas e Nigéria, de 26 de abril a 18 de maio de 2023.
Dos 1.001 entrevistados com idades entre 18 e 65 anos, cerca de 58% dos nigerianos acreditam que as criptomoedas representam o futuro do dinheiro e 48% acreditam que representam o futuro da propriedade digital.
Aproximadamente 43% dos entrevistados veem as criptomoedas como um meio de envolvimento no ecossistema financeiro global, enquanto 50% acreditam que o setor deve ser regulamentado e a participação deve ser incentivada.
A maioria dos nigerianos compra criptoativos para diversificar seu portfólio. Outros envolveram-se no novo sector devido à instabilidade da moeda local do país, a naira nigeriana.
Aqueles que compraram no passado e os entrevistados que atualmente possuem criptomoedas revelaram que Bitcoin, Ether, BNB, DOGE e Tether USDT foram os ativos mais investidos.
As maiores barreiras que impedem a entrada no ecossistema são a percepção de um mercado volátil e o medo de fraudes, partilhadas por 63% e 52% dos entrevistados. Cerca de 42% dos entrevistados testemunharam que não saber como começar era outro problema.
Um estudo recente da Kucoin mostrou que 52% dos turcos investem em criptomoedas, algo que mostra o avanço da classe de ativos nas economias emergentes.
Leia mais: 52% dos turcos investem em criptomoedas, diz estudo da Kucoin