Alguém já conseguiu criar 184 bilhões de unidades de Bitcoin, destruindo a regra de Satoshi

Uma das informações essenciais sobre o Bitcoin (BTC), é que sua oferta é limitada a 21 milhões de unidades possíveis. Contudo, um dado pouco conhecido na comunidade de criptomoedas é que, uma vez, alguém já foi capaz de criar 184 bilhões de BTC.

O caso aconteceu nos primórdios da moeda digital criada por Satoshi Nakamoto, no dia 15 de agosto de 2010, época em que o Bitcoin atingiu a máxima de cerca de US$ 0,3.

Na ocasião, uma pessoa foi capaz de destruir o limite determinado por Satoshi ao explorar uma falha em seu código-fonte.

O problema foi detectado no famoso fórum Bitcoin Talk, por Jeff Garzik – um dos maiores colaboradores do desenvolvimento do código do Bitcoin e atual CEO da empresa de blockchain Bloq.

A história foi contada pelo Decrypt, que aponta que o problema, chamado de “overflow bug”, ocorreu no bloco 74.638, que criou 184.467.440.737.09551616 BTCs.

Dois endereços receberam pouco mais de 92 bilhões de Bitcoin cada – 92.233.720.368 unidades da moeda.

Para corrigir a anomalia, foi lançado um “soft fork”: uma atualização de blockchain que redefiniu a rede do Bitcoin para antes do bloco com problema (ou seja, antes da mineração dos 184 bilhões de BTC), e incluiu o código para rejeitar transações de saídas com valores que excedessem o limite.

O responsável pela implementação, claro, foi Satoshi Nakamoto, pseudônimo do criador do Bitcoin.

A medida impediu que o criptoativo desvalorizasse completamente devido à quantidade gigantesca de moedas que existiriam, além do fato de que elas estariam sob controle da pessoa que os criou.

Por sorte, o bug ocorreu ainda no início da história do Bitcoin, quando a moeda ainda era desconhecida e a rede pouco usada.

Se fosse hoje em dia, o acontecimento causaria um caos enorme, provavelmente derrubando completamente o preço do BTC.


Disclaimer
As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e refletem a opinião do autor. Não constituem aconselhamento financeiro, jurídico ou de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e envolve riscos. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Artigos relacionados

icon março 20, 2025

Nvidia fecha parceria com a GM para produção de carros com IA

Escrito por Thiago Barboza
icon março 20, 2025

Versão crackeada do TradingView contém trojan que rouba criptomoedas, alerta Malwarebytes

Escrito por Airí Chaves
icon março 21, 2025

Declínio na oferta de Ethereum nas exchanges desperta otimismo

Escrito por Thiago Barboza