Após a aprovação dos ETFs spot de Bitcoin e Ethereum, as gestoras de investimentos estão voltando sua atenção para o mercado de altcoins, com a Solana (SOL) sendo um dos principais nomes cotados a ter um fundo negociado em bolsa.
Indo nesse sentido está a Grayscale, que solicitou a criação de um ETF para a concorrente do Ethereum, que, caso aprovado, contará com a Coinbase como custodiante e o BNY Mellon como administrador.
Além da Grayscale, as gestoras VanEck, 21Shares e Bitwise também estão buscando aprovação para o lançamento de fundos da SOL.
A expectativa do mercado de criptomoedas é que os ETFs spot de Solana sejam lançados no governo Trump, com a saída de Gary Gensler da presidência da SEC, órgão regulador que decide sobre a aprovação desse tipo de produto.
O analista da Bloomberg, James Seyffart, disse que a aprovação do ETF spot de Solana não é uma questão de “se”, mas sim de “quando”. No entanto, ele não acredita que esse processo será rápido.
Segundo Seyffart, podemos ter que esperar até agosto de 2025 para ver esses produtos chegando ao mercado. Inclusive, ele não descarta a possibilidade de o processo se estender até 2026.