Este caso de roubo de bitcoins, que está sendo apurado pela justiça, chamou a atenção por uma série de fatores. Isso porque, de acordo com a vítima, criminosos invadiram seu apartamento e o fizeram de refém, junto a sua esposa e outras duas mulheres, e o obrigaram a transferir seu investimento em Bitcoin para duas corretoras, sendo uma a Binance.
A corretora foi notificada e ajudou o investidor a bloquear a carteira com os fundos roubados. Inclusive, a transação para a Binance contou com a maior parte do valor, mais de 13 bitcoins.
Já o restante foi enviado para outra corretora que atua no Brasil. De maneira geral, estima-se um prejuízo médio de 15 bitcoin, ou seja, mais ou menos R$2 milhões na ocasião.
O fato ocorreu em São Paulo, no mês de maio deste ano. O investidor, que teve seus bens furtados, correu e contratou uma empresa de investigação. Com ela, foi possível rastrear os valores até a carteira das corretoras.
Mais informações sobre o caso
Tudo aconteceu em um domingo do mês de maio. Na ocasião, o investidor estava em casa, dormindo, e sua esposa havia ido ao supermercado com duas amigas.
Elas estavam a bordo de um Toyota e foram abordadas por três criminosos em um veículo Chevrolet Ônix.
Na abordagem, a esposa foi separada de suas amigas e levada para um cativeiro, em um local desconhecido.
As amigas foram colocadas no veículo do casal junto com os criminosos, e se dirigiram até o apartamento da vítima.
Como todos no prédio conheciam o veículo, o acesso foi facilmente liberado. Assim, os criminosos subiram com as amigas reféns até o apartamento do investidor de Bitcoin. O mesmo foi acordado com armas em sua cabeça e ameaças de morte.
Entretanto, um detalhe que chama bastante a atenção é que, logo na primeira abordagem, os criminosos já apontaram para o hardware wallet Trezor, modelo T, do investidor, local onde havia o saldo em Bitcoin. Portanto, podemos dizer que eles sabiam muito bem quem era seu alvo.
Assim, eles colocaram a esposa do homem no telefone para mostrar que ela realmente estava com eles.
Mais ameaças foram feitas, obrigando o homem a fazer o envio dos valores em moeda digital.
Bitcoin era alvo principal
A vítima fez a transferência aos criminosos, que foram embora em seguida. O investidor acabou tendo ferimentos leves, sobretudo nas mãos, que ficaram amarradas.
Depois do grande susto, ele entrou em contato com uma empresa que rastreia criptomoedas no Brasil. Então, com a ajuda de um advogado especializado no assunto, eles conseguiram descobrir o paradeiro da maior parte do valor roubado.
Ao entrar em contato com a Binance, a corretora conseguiu bloquear o endereço suspeito por sete dias. Em seguida, a mesma pediu para que a vítima procurasse as autoridades policiais para que este bloqueio se estendesse por 30 dias.
Com isso, o investidor entrou com uma ação para que a justiça mantenha o bloqueio por mais tempo, isso até que aconteça todo o julgamento. A ação foi acatada com teor de urgência.
O caso ainda é bastante confuso para o investidor, considerando que os criminosos já tinham ciência que o mesmo tinha uma boa quantia em bitcoin. Assim, o caso segue na justiça paulista.
LEIA MAIS: Cloudflare sofre interrupção e principais exchanges de criptomoedas ficam offline