Argentina recorre ao bitcoin em tempos de crise e compras disparam

Antes mesmo da pandemia do novo coronavírus, a Argentina já enfrentava uma forte crise econômica, ecom a piora deste cenário, a população está recorrendo ao bitcoin.

O volume de compras da principal criptomoeda do mercado por meio do Peso Argentino atingiu um recorde histórico na LocalBitcoins em abril, e os dados refletem a resposta dos cidadãos à inflação e outros problemas enfrentados pelo país.

Ainda em dezembro de 2019, o presidente Alberto Fernández promulgou um pacote de medidas econômicas e fiscais emergencial para resgatar o país de uma crise semelhante à de 2001.

O objetivo era “atender às necessidades dos setores mais vulneráveis e colocar todos os esforços para recuperar a demanda agregada e impulsionar o crescimento”, segundo Alejandro Vanoli, chefe da Administração de Seguridade Social (Anses) na época.

Contudo, a moeda local segue desvalorizando em meio a bloqueios provocados pela pandemia, e os  argentinos estão gastando cada vez mais pesos na compra de Bitcoin, segundo informações fornecidas pelo recurso de análise de criptomoeda Arcane Research.

Os dados mostram que o volume semanal de pesos argentinos na plataforma de compra e venda de BTC, LocalBitcoins, aumentou mais de 1.000% desde o início de 2018.


localbitcoins-peso-argentino-crise-bitcoin-btc-criptomoedas-coronavírus-economia

Durante o mesmo período, houve uma desvalorização de 70% no peso em comparação com o dólar americano, por exemplo, o que revela que os argentinos precisaram gastar muito mais dinheiro para comprar o criptoativo, conforme apontou o CryptoPotato.

Enquanto isso, o volume de bitcoins aumentou 407% nesse período. Já o dólar, viu uma alta de 139%.

As famosas exchanges Huobi e Binance viram na crise uma oportunidade, e expandiram seus negócios na Argentina.

A Huobi adicionou um gateway fiduciário para Bitcoin e Tether (USDT) para sua filial no país, enquanto a Binance lançou uma plataforma própria de gateway fiat, chamada Latamex, e passou a atender clientes na Argentina e no Brasil.

Disclaimer
As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e refletem a opinião do autor. Não constituem aconselhamento financeiro, jurídico ou de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e envolve riscos. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Artigos relacionados

Samson Mow: essa pode ser sua última chance de comprar bitcoin abaixo de US$ 100 mil
icon novembro 21, 2024

Samson Mow: essa pode ser sua última chance de comprar bitcoin abaixo de US$ 100 mil

Escrito por Sabrina Coin
chefe-da-sec-criptomoedas-investidores
icon novembro 22, 2024

Presidente da SEC vai renunciar ao cargo antes da posse de Trump

Escrito por João Victor
Michael Saylor comenta nova alta histórica do bitcoin
icon novembro 21, 2024

Michael Saylor comenta nova alta histórica do bitcoin

Escrito por Sabrina Coin