A Aurum Equity Partners anunciou o lançamento de um fundo tokenizado de US$ 1 bilhão utilizando o XRP Ledger.
Esse novo fundo é descrito como o primeiro no mundo a combinar equity e dívida de forma tokenizada. O produto terá como foco investimentos em data centers nos Estados Unidos, Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita, Índia e Europa.
Além disso, a estrutura do fundo é baseada na tecnologia da Zoniqx, empresa de tokenização responsável por transformar instrumentos financeiros tradicionais em tokens de segurança.
“O uso do XRP Ledger para a tokenização de fundos de private equity é uma abordagem inovadora para resolver questões como a falta de liquidez e o acesso limitado a esses mercados”, disse David Schwartz, diretor de tecnologia da Ripple.
Schwartz destacou que a capacidade do XRPL de processar transações de forma segura e eficiente torna a rede uma solução viável para a gestão de ativos reais de maneira eficaz, utilizando uma blockchain descentralizada.
Investidores institucionais em crescimento no mundo da tokenização
Os grandes investidores estão buscando colocar produtos financeiros tradicionais em blockchains, a fim de melhorar a eficiência operacional e acelerar o processo de liquidação, que passa a funcionar 24 horas por dia.
Um grande exemplo da entrada de dinheiro institucional nesse universo é a BlackRock, maior gestora de ativos do mundo. A empresa, liderada por Larry Fink, lançou seu fundo BUIDL na blockchain Ethereum, seguindo o exemplo da Franklin Templeton e da State Street.
De acordo com projeções da McKinsey e BCG, o mercado de tokenização de ativos reais pode alcançar trilhões de dólares nos próximos anos.