Kelly Loeffler, CEO da Bakkt, anunciou nesta segunda-feira (13), que a exchange vai iniciar testes para negociação de contratos futuros de Bitcoin em sua plataforma.
A empresa vai trabalhar juntamente com seus clientes para se preparar para um teste de aceitação do usuário (UAT), que deve começar em julho de 2019.
Serão listados dois contratos futuros:
Um de liquidação diária, que vai permitir a realização de transações em um mercado no mesmo dia, e outro mensal, que tornará possível o trade no mês seguinte e através da curva de preços futuros, explicou Loeffler.
Os contratos futuros de Bitcoin criados pela Bakkt foram “moldados” para oferecer recursos exclusivos de negociação, segurança e gerenciamento de risco.
Sendo assim, o objetivo do teste é “garantir que os clientes tenham tempo para participar e testar o modelo de negociação e custódia que construímos para sua satisfação”, informou.
Todo o processo foi acompanhado pela Comissão de Negociação de Futuros de Commodities (CFTC), para garantir que os contratos estarão em conformidade com as regulamentações federais.
A ICE Clear US deve realizar a margem de contratos futuros, assim como a coleta de margem de garantia inicial e margem de variação para o gerenciamento de risco.
“Essa abordagem é consistente com práticas de gerenciamento de risco eficientes em termos de capital nos mercados futuros globais, que vão desde petróleo e ouro até taxas de juros e futuros de índices de ações”, afirmou.
Para cobrir riscos na câmara de compensação da ICE Clear US, a Bakkt realizará uma contribuição de US$ 35 milhões.
Quanto ao armazenamento de Bitcoin, para torná-lo seguro, a Bakkt irá integrar um serviço de custódia, sujeito à aprovação regulamentar.
“A segurança será apoiada por seguro, segurança cibernética e conformidade abrangente, incluindo um programa anti-lavagem de dinheiro e análise de blockchain”, conclui.