Banco Central do Brasil e Autoridade Monetária de Hong Kong fazem parceria para testar o DREX em pagamentos internacionais

Banco Central do Brasil e Autoridade Monetária de Hong Kong fazem parceria para testar o DREX em pagamentos internacionais
Pexels

O Banco Central do Brasil anunciou uma colaboração com a Autoridade Monetária de Hong Kong (HKMA) para realizar testes de pagamentos internacionais utilizando o DREX, a CBDC brasileira que está em fase de experimentação.

O projeto foi batizado de Project Ensemble e investiga a viabilidade da tokenização e da liquidação de pagamentos internacionais entre Brasil e Hong Kong.

As áreas de foco são o financiamento do comércio exterior e a demanda por créditos de carbono. Com a interligação das infraestruturas digitais dos dois países, o DREX será integrado à Ensemble Sandbox, ambiente de testes em Hong Kong, permitindo, assim, transações internacionais eficientes e simplificadas.

Roberto Campos Neto, presidente do BC, enfatizou a relevância desta parceria para o avanço da moeda digital do Brasil. Em suas palavras, a colaboração representa um passo importante em direção à criação de um mercado financeiro mais coeso e integrado.

“A conexão de duas jurisdições em lados opostos do globo simboliza uma nova era de cooperação financeira baseada em tecnologia avançada”.

Disclaimer
As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e refletem a opinião do autor. Não constituem aconselhamento financeiro, jurídico ou de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e envolve riscos. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Artigos relacionados

icon abril 15, 2025

XRP na lua? Binance vê explosão de otimismo, mas alerta vermelho acende

Escrito por Thiago Barboza
MicroStrategy anuncia compra de Bitcoin
icon abril 21, 2025

Strategy compra mais 6.556 Bitcoin e acumula fortuna bilionária

Escrito por Thiago Barboza
icon abril 18, 2025

Shiba Inu (SHIB) surpreende e supera o Ethereum (ETH)

Escrito por Thiago Barboza