Durante pronunciamento, Roberto Oliveira Campos Neto, presidente do Banco Central do Brasil (BC), argumentou que para modernizar o Sistema Financeiro Nacional (FNC), o BC deve dominar a blockchain, entre outras tecnologias.
O discurso aconteceu na quinta-feira (16), durante uma audiência pública conjunta.
Senadores e deputados federais puderam acompanhar planejamentos para a modernização da economia brasileira, informou o LiveCoins.
O presidente do BC apresentou uma conjuntura econômica sobre as dificuldades do sistema financeiro do Brasil para os membros da Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização (CMO).
Campos Neto argumentou que, para modernizar o SFN, é fundamental simplificar e desburocratizar o acesso aos mercados financeiros para todos.
Ele disse também que é preciso dar um tratamento homogêneo ao capital, independentemente de sua nacionalidade ou se provém de um grande ou de um pequeno investidor.
Em seu discurso, ele enfatizou a importância da blockchain e de outras tecnologias, como serviços de nuvem, inteligência artificial e digitalização para que essa modernização possa acontecer.
“Essa mudança tecnológica significa: democratizar; digitalizar; desburocratizar; e desmonetizar”, diz o documento.
De acordo com o presidente do BC, essas mudanças têm como ponto de partida “promover um amplo processo de democratização financeira, levando a um maior o crescimento do PIB e reduzir a necessidade de financiamento do Governo abrindo espaço para o investimento privado”.
“Estou convicto de que, com os esforços e a colaboração de todos, o BC e seu excelente corpo funcional poderão contribuir para o desenho de um país melhor, fundado no livre mercado. “