Banco Central do Quênia vai usar bitcoin como reserva

Banco Central do Quênia vai usar bitcoin como reserva

O Banco Central do Quênia vai começar a usar o bitcoin (BTC) como reserva para resolver os problemas econômicos do país.

O governador do Banco Central do Quênia, Patrick Njoroge, declarou seu apoio ao Bitcoin após o governo da Nigéria comentar no Twitter que o BTC substituirá a Naira.

A decisão para utilizar o Bitcoin como reserva teria sido tomada por conta da rapidez das transações e do fato de que não é favorável, em valor, trocar a moeda nigeriana Naira por outras moedas estrangeiras.

“Nossa decisão de mudar para o Bitcoin é tática e lógica. Nossa moeda sempre foi o saco de pancadas do Fundo Monetário Internacional (FMI), que sempre afirma que o xelim do Quênia está sobrevalorizado”, declara Patrick.

O governador do Banco Central continua dizendo que “Isso gerou muita pressão sobre o xelim do Quênia e teve um efeito negativo na economia. Estamos perdendo muito, simplesmente porque alguém no FMI acordou do lado errado da cama. O Bitcoin vai acabar com isso”.

Conforme reportou o Cryptonomist, em setembro do ano passado, a Rede de jovens empreendedores do Quênia (YEN) anunciou o lançamento de uma nova stablecoin baseada no xelim queniano, o YENTS.

A principal criptomoeda, BTC, já é utilizada amplamente no Quênia, em 2015 o bitcoin era muito popular no país.

Enquanto a Índia proíbe completamente o uso das criptomoedas, países como o Quênia estão investindo ainda mais no Bitcoin.

A Índia concedeu aos investidores de três a seis meses para liquidarem os ativos digitais.

Sendo o primeiro país a tomar uma medida drástica a ponto de proibir as criptomoedas.

As transações realizadas na África aumentaram para um valor de 55%, mostrando o crescimento do ativo digital no continente.

No momento da escrita deste artigo, bitcoin está valendo US$47.036, tendo uma queda de apenas 1,51% nas últimas 24 horas.

Disclaimer
As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e refletem a opinião do autor. Não constituem aconselhamento financeiro, jurídico ou de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e envolve riscos. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Artigos relacionados

icon março 17, 2025

Preço do BTC: baleia arrisca tudo e aposta US$ 368 milhões na queda do Bitcoin!

Escrito por Thiago Barboza
icon março 12, 2025

Justiça dos EUA determina pagamento de mais de 119 bitcoins em caso inédito

Escrito por Airí Chaves
PolitiFi: Trump e Melania lançam memecoins antes da posse; entenda
icon março 17, 2025

Criador da Libra lança nova memecoin que despenca 99%

Escrito por Thiago Barboza