Banco Central permite o uso da tecnologia blockchain no mercado de câmbio

O Banco Central do Brasil aprovou, nessa semana, o uso da tecnologia blockchain no mercado de câmbio. A mudança se deu através de uma alteração na regulamentação do setor.

Através da Resolução BCB n° 16 de 17 de setembro de 2020, a entidade monetária alterou a Circular nº 3.691.

O objetivo foi “aprimorar dispositivos sobre a assinatura eletrônica de contratos de câmbio e sobre a entrega e o recebimento dos reais em aquisições de bens e serviços por meio de empresa facilitadora de pagamentos internacionais”

Com a modificação, a blockchain passa a ser um meio legal de assinatura eletrônica em contratos cambiais entre as partes, reportou o Cointelegraph.

Isso porque o Banco Central deixa claro no documento que os meios de coleta da manifestação das partes e os meios de comprovação de autoria e integridade do documento eletrônico podem ser “livremente estabelecidos” entre a instituição autorizada e o cliente.

De acordo com Otávio Damaso, diretor de Regulação do BC, a iniciativa pretende modernizar a legislação cambial.

“As mudanças estão alinhadas com o princípio do PL 5387/2019, que visa a modernizar a legislação cambial e contribuem para estimular maior competitividade no segmento de pagamentos internacionais.”

Segundo a entidade monetária, a regulamentação foi aperfeiçoada para permitir usar soluções como a gravação de imagem ou de voz para a assinatura dos contratos de câmbio, tendo como objetivo aumentar a eficiência no curso de operações no setor.

Também passa a ser permitido o registro de sinalização gráfica de concordância e o envio ou recebimento de e-mail. Contudo, o Banco Central alerta:

“Continua sendo de responsabilidade exclusiva da instituição autorizada assegurar que o referido meio de comprovação: (i) estabeleça vínculo inequívoco entre as partes e as informações constantes do documento eletrônico; e (ii) confira segurança jurídica ao contrato de câmbio.”

Disclaimer
As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e refletem a opinião do autor. Não constituem aconselhamento financeiro, jurídico ou de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e envolve riscos. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Artigos relacionados

República na Rússia enfrenta crise energética com fazendas de Bitcoin escondidas em cavernas
icon novembro 21, 2024

Rússia proíbe mineração durante o inverno em algumas regiões

Escrito por João Victor
Falta pouco: Bitcoin precisa de só 1% para atingir US$ 100 mil. Momento de euforia ou perigo?
icon novembro 21, 2024

Falta pouco: Bitcoin precisa de só 1% para atingir US$ 100 mil. Momento de euforia ou perigo?

Escrito por Sabrina Coin
Ethereum valoriza mais que o bitcoin após corte na taxa de juros dos EUA
icon novembro 21, 2024

Bitcoin está próximo de alcançar real brasileiro em capitalização

Escrito por João Victor