O SEBA, uma instituição bancária suíça voltada para a economia digital, anunciou o lançamento do Gold Token, um cripto-ativo lastreado no ouro, que pode ser negociado digitalmente.
A instituição destaca que a operação é regulamentada, minimizando os riscos de fraude inerentes ao padrão ouro. Ademais, os tokens serão emitidos no padrão BEP 20, nativo da rede Ethereum
Segundo Guido Buehler, CEO do SEBA Bank:
“O ouro desempenha um papel importante no mercado de capitais. Com uma capitalização de mercado de mais de US$ 11 trilhões, oferece aos investidores uma proteção confiável contra a inflação e uma reserva de valor, independentemente da turbulência econômica…
Com o lançamento de nosso inovador Gold Token, estamos construindo nesta história para permitir que os investidores possuam uma forma digital regulamentada de ouro físico […]”.
O CEO destacou que o produto se difere dos instrumentos convencionais para exposição ao ouro, como derivativos do metal precioso (paper gold), pois é permitido o saque do ouro físico, desde que o dono arque com os custos de transporte.
“Fisicamente resgatáveis diretamente de refinarias sob demanda a qualquer momento, nosso token de ouro remove os atritos de possuir ouro para os investidores e fornece uma solução econômica para possuir o ativo adequado para o propósito na nova economia”, acrescentou Buehler.
Este não é o primeiro cripto-ativo lastreado em ouro. O Pax Gold, emitido pela Paxos, uma instituição financeira sediada nos Estados Unidos, presta o mesmo serviço que o SEBA Bank.
Essa tendência de ativos tokenizados tem o potencial de reestruturar boa parte dos mercados de capitais, uma vez que permite as vantagens de privacidade, soberania e baixo custo de transação sejam implementados em diversos setores, como mercado acionário e de títulos de dívida, como será feito por El Salvador.
Apesar de não ser um investimento com grandes retornos assimétricos, o ouro é considerado uma proteção, mantendo uma maior estabilidade de preços. Dessa maneira, faz sentido para os investidores de bitcoin e cripto-ativos possuir o metal precioso para ter liquidez em momentos de baixa do mercado.
Qual sua opinião sobre a tokenização de ativos? Deixe na seção de comentários abaixo.
Leia mais: “Há mais trabalho a fazer”, afirmou último post de Satoshi Nakamoto há 11 anos