O Federal Reserve (Fed) reduziu a taxa de juros nos Estados Unidos em 0,25 ponto percentual, ajustando a faixa-alvo para entre 4,50% e 4,75%, contribuindo mais uma vez para a alta do bitcoin (BTC), que ultrapassou a marca de US$ 76.900.
A decisão unânime do Comitê Federal de Mercado Aberto (FOMC) marca o segundo corte de juros nos últimos dois meses.
De acordo com o jornalista Nick Timiraos, a declaração do FOMC manteve a linha de cautela, sem sinais de uma mudança expressiva na política monetária.
Jeanna Smialek, analista financeira, destacou que o Fed permanece neutro em relação a influências políticas após as eleições nos EUA. Ela enfatizou a importância da independência da instituição, que busca evitar envolvimentos em momentos partidários delicados.
Detalhes da fala de Powell
O presidente do Fed, Jerome Powell, ressaltou que a economia norte-americana tem demonstrado um bom desempenho, com o crescimento do consumo e a taxa de desemprego em patamares historicamente baixos.
Além disso, o banqueiro destacou que, apesar de algumas pressões inflacionárias persistirem, o Fed acredita que a inflação continuará caindo gradualmente, alcançando a meta de 2% à medida que ajustes são implementados.
Powell também comentou sobre o fortalecimento do mercado de trabalho, que se estabilizou em relação ao período pré-pandêmico, e mencionou que as condições de oferta melhoraram, contribuindo para a sustentação do crescimento econômico.
“Nosso objetivo é encontrar o equilíbrio adequado entre agir rápido ou com cautela para manter o crescimento e controlar a inflação”.