Matt Corallo, um dos principais desenvolvedores da rede Bitcoin (BTC), publicou recentemente um artigo intitulado: A posição precária do Bitcoin. No ensaio, o programador destacou que o Bitcoin está desviado da sua posição de se tornar uma rede global e descentralizada para transferência de valores.
Segundo Matt, o Bitcoin não é capaz de escalar em sua camada base, conforme o plano de Satoshi Nakamoto, e as soluções existentes de segundas camadas e sidechains dependem principalmente de intermediários centralizados.
Por dependerem de intermediação, os princípios da criptomoeda são ameaçados, especialmente devido às crescentes regulamentações dos governos.
“Infelizmente, todas as ideias para tornar o Bitcoin (ou qualquer criptomoeda) verdadeiramente útil para transações tendem a envolver partes não confiáveis no fluxo de fundos”.
“Com a mineração tão centralizada e o baixo interesse de mudança por parte da maioria dos mineradores, cada camada do bitcoin está centralizada e pronta para o controle regulatório”.
Matt afirma que agora possui uma visão “sombria” em relação ao futuro da principal criptomoeda:
“Construir um sistema que permita transações globais sem uma autoridade central sempre será uma batalha difícil, mas sempre previ que a maioria dos bitcoiners permaneceria focada nesse objetivo. Em vez disso, hoje, a comunidade bitcoin está focada em disputas mesquinhas e brigas internas.”
Além dos problemas de escalabilidade e centralização, o desenvolvedor destacou que o ecossistema também carece de soluções de privacidade:
“Se os bitcoiners quiserem preservar o que construímos e lutar por isso, o foco precisa estar em melhorias drásticas na privacidade em todo o ecossistema, investimento agressivo em mudanças regulatórias (e não através de lobistas focados na regulamentação de valores mobiliários para emissão de tokens), e operação de soluções de escalabilidade em todo o mundo. Infelizmente, todas essas áreas são terrivelmente sub investidas.”
Nova guerra no Bitcoin
O desenvolvedor destacou ainda que “os próximos anos serão tão existenciais para o bitcoin quanto as Blocksize Wars.”
A Blocksize Wars foi uma disputa que ocorreu no ecossistema do Bitcoin que atingiu seu ápice em 2017. Na época, parte da comunidade queria que a rede seguisse a visão original de escala do Bitcoin, e que os blocos fossem aumentados para suportar mais transações.
No entanto, a rede não seguiu este rumo, o que ocasionou na divisão Bitcoin Cash (BCH). Desde então, o BCH se tornou um fracasso comercial, enquanto o BTC seguiu crescendo em valor de mercado.