Bitcoin e outras criptomoedas não podem e não devem substituir moedas fiduciárias, argumentou o ex-ministro das finanças da Grécia, Yanis Varoufakis. Além disso, ele apoiou a narrativa popular de que os cidadãos deveriam ter como objetivo a adoção do blockchain, evitando o uso do BTC.
Bitcoin não pode substituir o dinheiro
Em declarações, Varoufakis, que nunca foi fã do Bitcoin, aproveitou a oportunidade para atacar o ativo. Ele mencionou um dos méritos mais notáveis do BTC – a oferta limitada. Mas, na verdade, disse que é a principal razão pela qual a criptomoeda não pode e não deve servir como moeda.
“Suponha que, com uma varinha mágica, o Bitcoin substitua o dinheiro fiduciário. Isso será catastrófico. Todos nós estaríamos agora em uma situação muito terrível. O que acontecerá quando tivermos uma pandemia e você precisar aumentar a oferta de dinheiro? Você não pode aumentar o fornecimento de Bitcoin porque ele é de fornecimento fixo. ”
É importante notar que, embora o ex-ministro grego veja a existência de 21 milhões de BTC como uma desvantagem, outros nomes proeminentes do mundo financeiro opinaram o contrário.
Por exemplo, os investidores dos EUA, Paul Tudor Jones III, Stan Druckenmiller e Bill Miller recentemente se referiram a esse recurso como o principal motivo pelo qual compraram partes do ativo.
No entanto, Varoufakis indicou que “os bitcoiners celebram o Bitcoin porque não é dinheiro do Estado”, mas afirmou que essa “conclusão natural significa que ele nunca pode ser uma moeda”.
Blockchain, não BTC
Esta é uma das narrativas mais famosas entre pessoas, organizações e até mesmo governos que se recusam a aceitar Bitcoin. A China é indiscutivelmente o maior nome que delineou repetidamente seu apoio à tecnologia subjacente da BTC, ao mesmo tempo em que reafirma sua proibição da criptomoeda como classe de ativos.
Varoufakis também apoia essa ideia. Ele disse durante a entrevista que foi um “admirador” desta tecnologia “brilhante”.
“Quando vi pela primeira vez o código do blockchain, pensei: Meu Deus, isso é absolutamente brilhante. Um livro-razão descentralizado que permite um registro completo e total transparência, preservando o anonimato nas transações. É uma peça de brilho.”
Há cerca de uma década, ele escreveu um artigo chamando o blockchain de uma “solução fantástica para o problema que ainda não descobrimos. Mas não é a solução para o problema do dinheiro.”
Ao mesmo tempo, o Bitcoin não tem “mecanismo democrático para determinar” quem obtém os Bitcoins extraídos. Na verdade, o ex-ministro das finanças da Grécia acredita que o BTC na verdade cria “uma espécie de feudalismo”, que é administrado pelos primeiros a adotá-lo.
LEIA MAIS: Ethereum mostra reação e sobe 14%; Bitcoin e outras criptos também subiram