O membro do Conselho do Banco Central Europeu (BCE) e economista Isabel Schnabel, comentou durante uma entrevista, que o “bitcoin (BTC) não se enquadra nas definições de dinheiro”. Além disso, Isabel declarou que a criptomoeda é um ativo especulativo.
Membro do Conselho, Isabel possui uma opinião semelhante a Presidente do BCE. Schnabel afirmou que é errado descrever o BTC como uma moeda. Além de argumentar também que a criptomoeda não possui valor fundamental reconhecível.
“O ativo é especulativo e sem qualquer valor fundamental reconhecível, o que não é estranho às grandes flutuações de preços”, declara Isabel. Além disso, a economista informou que está preocupada com o fato de que a confiança dos investidores nos ativos digitais pode evaporar rapidamente”.
Bitcoin não é para bancos centrais, diz presidente do BCE
Porém, a Presidente do Banco Central Europeu, Christine Lagarde, possui uma opinião semelhante ao da economista. Christine informou que a criptomoeda não é para bancos centrais e que não é uma moeda.
A presidente disse que o bitcoin não possui estabilidade para ser considerado como uma forma de pagamento. No ano passado, Christine disse que o BTC e outras criptomoedas representam riscos. “Por confiar exclusivamente na tecnologia e no conceito errôneo de não haver nenhum emissor”.
Contudo, Lagarde acredita que as stablecoins privadas, que se amplamente adotadas, poderiam ameaçar a estabilidade financeira e a soberania monetária. Para o Banco Central Europeu, a criptomoeda não passa de “um ativo digital”, conforme reportou o Decrypt.
Euro digital
Entretanto, por mais que o Banco Central Europeu não considera o bitcoin. O BCE está considerando emitir um euro digital. Uma criptomoeda emitida pelo Banco Central, CBDC. Mas com o intuito de complementar a moeda física.
Isabel Schnabel comentou que falta muito para trabalhar no Euro Digital. Dando o prazo de quatro a cinco anos somente em relação à segurança. “Um prazo razoável e necessário para examinar o que isso significa para o nosso sistema monetário”, finaliza Isabel.
Por fim, Christine Lagarde, enfatizou que a decisão sobre o euro digital será tomada nos próximos meses. Mas o lançamento da moeda pode levar ainda anos. Contudo, a presidente do BCE afirmou que “precisam ter certeza de que estão fazendo tudo certo” durante o processo de desenvolvimento da moeda.
Como alguns outros países, o motivo para criar um CBDC está sendo o desenvolvimento do Yuan Digital da China. O país está bem à frente na fase de teste do CBDC. Além disso, as preocupações de que o CBDC da China, que pode ameaçar o domínio do dólar na economia.