Bitcoin nas exchanges cai para mínima de 5 anos

A Santiment, provedora de análises de blockchain, ​​revelou que a oferta de bitcoin em exchanges de criptomoedas atualmente é de 6,4%, que é o nível mais baixo desde fevereiro de 2018.

A rápida mudança para métodos de autocustódia pode ser resultado das ações legais da SEC contra duas das principais plataformas de criptomoedas dos Estados Unidos, Binance e Coinbase.

A SEC recentemente entrou com ações judiciais, acusando as empresas de oferecer serviços de negociação com valores mobiliários não regulamentados.

Os dados da Santiment mostraram que os traders de criptomoedas continuam a retirar seus bitcoins das bolsas. Atualmente, apenas 6,4% do fornecimento de BTC é realizado nessas plataformas, enquanto o número era de 16% no início de 2020.

A última vez que o percentual foi tão baixo foi em fevereiro de 2018, em meio a uma correção do mercado que durou vários meses.

As duras ações do regulador começaram em 5 de junho, quando acusou a Binance, o CEO Changpeng Zhao e a Binance.US de oferecer produtos não licenciados aos clientes, como seu token nativo BNB e o stablecoin BUSD.

Ele atacou a Coinbase um dia depois, alegando que esta operava como corretora, agência de compensação e bolsa de valores nacional, sem obter previamente a autorização necessária. 

A agência também alegou que a plataforma permitia serviços de negociação com títulos não registrados, incluindo SOL, MATIC, ADA e outros.

O gráfico de Santiment também mostrou que as retiradas mais extensas de BTC das exchanges ocorreram após o colapso do FTX no final do ano passado. Como tal, é seguro assumir que a porcentagem de bitcoin armazenada nas exchanges continuará baixa, pois há muita incerteza em torno das plataformas de negociação.

No entanto, isso geralmente é um sinal positivo para o ativo, pois a pressão de venda deve ser muito menor, devido ao menor número de BTC armazenado nas bolsas.

Disclaimer
As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e refletem a opinião do autor. Não constituem aconselhamento financeiro, jurídico ou de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e envolve riscos. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Artigos relacionados

World Liberty Financial faz aquisições massivas de criptomoedas durante posse de Donald Trump
icon junho 9, 2025

Uber e criptomoedas: pagamentos mudam de nível

Escrito por Thiago Barboza
Bitcoins hoje
icon julho 7, 2025

Bitcoin despenca pós-ataques Israel-Irã: comprar ou vender?

Escrito por Conny Chu
icon junho 14, 2025

Serasa revoluciona acesso digital com blockchain do Drex

Escrito por Thiago Barboza