Em uma nova sessão de estratégia, o apresentador do DataDash, Nicholas Merten, disse a seus seguidores que o Bitcoin poderia despencar quase 63% de seu valor atual após entrar em um canal de acumulação descendente que se formou em 2021.
“Algo pelo qual precisamos ser responsabilizados aqui é a ideia de que poderíamos chegar ainda mais abaixo desses níveis aqui, caindo para cerca de US$ 10.000. Eu sei que parece uma loucura.”
De acordo com Merten, o declínio adicional da liquidez do mercado devido à atitude agressiva do Federal Reserve e uma possível recessão são dois dos fatores que podem desencadear o colapso do BTC.
“O Bitcoin nunca passou por uma recessão antes. E a triste realidade aqui é que a liquidez é relativamente escassa neste mercado. Você precisa ser modesto em suas expectativas.
Pode ser um cenário pessimista, mas ao mesmo tempo é pelo menos um cenário que está enraizado aqui na realidade fundamental de que a liquidez está a secar.”
Ele alerta que o ambiente macroeconômico que ajudou o Bitcoin a atingir seu ponto mais alto pode não retornar tão cedo.
“Eu entendo que o Bitcoin teve um desempenho fenomenal aqui na última década, de 2010 a 2021. Mas, essencialmente, isso foi durante um período em que teve um potencial múltiplo de crescimento muito maior, o evento de redução pela metade teve muito mais impacto e o Bitcoin teve muito mais liquidez do Fed e do banco central apoiando-o.
Nos próximos anos, poderá não ser que voltemos a entrar nesse ambiente, mesmo considerando o declínio demográfico e a mudança dos fatores macro onde o Fed poderá precisar de intervir por vezes.”