Bitcoin ultrapassa valor de mercado da prata

JP Morgan: Políticas expansionistas de Trump devem favorecer o bitcoin e o ouro
Shutterstock

O Bitcoin (BTC), a maior criptomoeda do mercado, segue em uma trajetória de alta notável. A principal criptomoeda é negociada atualmente acima dos US$ 92 mil, um recorde para o ativo digital.

Este preço confere à criptomoeda um valor de mercado superior a US$ 1,8 trilhão. Notavelmente, este é um valor de mercado superior ao  da prata, que foi recentemente ultrapassada pela criptomoeda.

O site Companies Market Cap classifica os principais ativos do mercado por capitalização. Atualmente, o BTC ocupa a sétima posição em valor de mercado, superando grandes empresas, como Meta e Tesla:

O valor de mercado de um ativo é obtido multiplicando o preço unitário pela quantidade em circulação. O ranking, no entanto, exclui as moedas emitidas por governos. 

O site Fiat Market Cap aponta que o BTC é a décima terceira moeda em valor de mercado, superando o dinheiro emitido por grandes governos, como Rússia, Suíça e México:

Portanto, o BTC está próximo de ultrapassar o real brasileiro em valor de mercado, que é atualmente a décima maior moeda do planeta. Como pode ser visto, o BTC possui menos de 10% do valor de mercado do dólar americano, principal dinheiro da humanidade.

Neste contexto, o Bitcoin já é um grande ativo da economia global. Além disso, há um grande espaço para crescer. Para ultrapassar o ouro, o BTC precisa crescer cerca de 10x em valor a partir daqui.

Dessa forma, a criptomoeda segue se estabelecendo como uma reserva de valor confiável para o século XXI.

Disclaimer
As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e refletem a opinião do autor. Não constituem aconselhamento financeiro, jurídico ou de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e envolve riscos. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Artigos relacionados

Bitcoins hoje
icon junho 6, 2025

Bitcoin bilionário: novo plano para acesso a tesouro perdido

Escrito por Thiago Barboza
icon junho 6, 2025

JPMorgan aprofunda vínculo com criptomoedas

Escrito por Thiago Barboza
icon junho 12, 2025

SocGen lança stablecoin lastreada em dólar

Escrito por Thiago Barboza