A vitória de Donald Trump nas eleições presidenciais dos Estados Unidos trouxe grande otimismo para o mercado de criptomoedas.
Com isso, analistas e traders já fazem previsões do que podemos esperar para os próximos dias do bitcoin (BTC), com a CNBC projetando, por exemplo, que a criptomoeda alcance a marca de US$ 100.000 antes da posse presidencial, prevista para daqui a pouco mais de dois meses.
Com a administração de Trump assumindo o controle da Casa Branca e o Partido Republicano dominando o Senado, o mercado antecipa uma abordagem favorável às criptomoedas a partir de 2025.
Políticas pró-cripto e nacionalização do Bitcoin
O republicano anunciou que, sob sua gestão, pretende instituir um “estoque nacional de Bitcoin”, com o objetivo de transformar os Estados Unidos na capital global das criptomoedas.
Além disso, o político demonstrou um compromisso em encerrar o mandato do atual presidente da SEC dos EUA, Gary Gensler. Conhecido por suas medidas rígidas, o ex-Goldman Sachs foi alvo de críticas após processos judiciais que impactaram grandes empresas do mercado, resultando em custos jurídicos milionários ao setor.
Trump também está de olho no Bitcoin como uma peça-chave em seu plano econômico para reduzir a dívida nacional, atualmente em US$ 36 trilhões.
A senadora pró-cripto Cynthia Lummis também está engajada nessa estratégia, tendo introduzido um projeto de lei para estabelecer o BTC como ativo de reserva nacional.