Nesta quinta-feira (30), a Grayscale Investments anunciou o lançamento do Grayscale Bitcoin Miners ETF (MNRS). Este novo fundo negociado em bolsa (ETF) oferece aos investidores exposição direta a empresas envolvidas na mineração de Bitcoin e em seu ecossistema.
Novo ETF da Grayscale foca no crescimento do setor de mineração de BTC
O MNRS busca replicar o desempenho do Indxx Bitcoin Miners Index. Esse índice monitora empresas globais que geram a maior parte de sua receita a partir da mineração de Bitcoin. Ou de atividades relacionadas, como hardware, software e serviços associados.
O Grayscale Bitcoin Miners ETF adota uma taxa de administração competitiva, permitindo, assim, que investidores acessem o ecossistema de mineração de BTC. Além disso, os rendimentos serão distribuídos periodicamente, a cada seis meses, com base nos retornos gerados pelas empresas que compõem o fundo.
David LaValle, chefe global de ETFs da Grayscale, destacou que o fundo é “gerido de forma passiva, baseado em regras, e acompanha um índice projetado para se adaptar conforme a indústria de mineração de Bitcoin evolui”.
Contudo, ele acrescentou que as mineradoras de Bitcoin, consideradas a espinha dorsal da rede, estão bem posicionados para um crescimento significativo.
Este lançamento ocorre em um momento de crescente interesse por produtos financeiros que oferecem exposição ao setor de criptomoedas. Assim, o MNRS permite que investidores participem do potencial de crescimento da indústria de mineração de Bitcoin por meio de um veículo de investimento tradicional e regulamentado.
26 empresas de mineração compõem o novo ETF da Grayscale
Enquanto isso, o ETF está composto por uma diversificada seleção de mineradoras de Bitcoin. Com destaque para a MARA Holdings Inc., que representa 16,66% da alocação total do fundo, por exemplo. Outras empresas incluem Riot Platforms Inc. (11,92%), Core Scientific Inc. (9,2%) e CleanSpark Inc. (4,79%). Ao todo, o fundo é composto por 26 ativos, garantindo uma ampla cobertura do setor.
Por fim, a Grayscale continua a expandir sua gama de produtos relacionados a criptomoedas. Assim, a gestora busca atender à demanda dos investidores por opções diversificadas e acessíveis no espaço dos ativos digitais. O MNRS se junta a outros fundos da empresa que visam capturar oportunidades de investimento em áreas emergentes e de rápido crescimento.