JPMorgan lança mais um relatório sobre a mineração de Bitcoin

JPMorgan lança mais um relatório sobre a mineração de Bitcoin
Pixabay

A mineração de Bitcoin (BTC) vem enfrentando um cenário complicado, com quedas sucessivas na receita e no lucro bruto ao longo dos últimos quatro meses. Segundo o último estudo do JPMorgan sobre o tema, a rentabilidade da atividade continua pressionada pela concorrência e pelo aumento da dificuldade da rede.

O estudo apontou que a receita diária de mineração de Bitcoin, medida por exahash por segundo (EH/s), teve uma leve queda de 1% em relação a setembro, atingindo uma média de US$ 41.800 por EH/s. Com um hashrate mais elevado, a atividade de mineração se torna mais difícil e menos lucrativa, destacaram os analistas Reginald Smith e Charles Pearce.

Ainda de acordo com o relatório, o lucro bruto proveniente das recompensas diárias de blocos também registrou queda de 2% em outubro, alcançando um dos níveis mais baixos observados no curto prazo.

Mas nem todas as notícias são ruins

Apesar dessa tendência negativa, o final do mês trouxe algum alívio aos mineradores, graças ao aumento nas taxas de transação. Em determinado momento, as taxas representaram 60% da recompensa por bloco, o que ajudou a elevar temporariamente o valor do hashprice.

Outro ponto de destaque foi o crescimento do hashrate médio da rede, que bateu um recorde ao atingir 702 EH/s em outubro, marcando um aumento de 9% em relação ao mês anterior. No final de outubro, a média móvel de sete dias do hashrate chegou a 748 EH/s, como resultado de um salto de 18% em relação ao final de setembro e uma alta de 62% em relação ao ano anterior.

Embora a lucratividade esteja em declínio, o valor de mercado combinado das 14 maiores empresas de mineração de Bitcoin listadas em bolsa, monitoradas pelo JPMorgan, subiu 14% em outubro, alcançando US$ 23,9 bilhões. Esse crescimento foi impulsionado pela diversificação dessas companhias na área de computação de alto desempenho (HPC).

Disclaimer
As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e refletem a opinião do autor. Não constituem aconselhamento financeiro, jurídico ou de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e envolve riscos. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Artigos relacionados

Tether (USDT)
icon outubro 23, 2024

Investidores institucionais acumularam 193 mil bitcoins via ETFs

Escrito por João Victor
Coinbase
icon setembro 13, 2024

Coinbase vai lançar Bitcoin tokenizado no Ethereum

Escrito por João Victor
mastercard-bitcoin-banga-btc-inclusão-financeira-economia-negócios-criptomoedas
icon setembro 7, 2024

Novo cartão do Mastercard permite pagamentos com cripto em auto custódia

Escrito por João Victor