A gestora de ativos VanEck projeta que o preço do bitcoin (BTC) pode alcançar US$ 180.000 durante o próximo ciclo de alta, com base em semelhanças dos movimentos do mercado ocorridos após as eleições de 2020.
O impacto do governo Trump
O relatório Bitcoin ChainCheck da empresa aponta que mudanças regulatórias nos Estados Unidos sob a administração de Donald Trump devem impulsionar uma nova fase de crescimento para o mercado cripto.
Conforme observado pela análise, a vitória do republicano gerou um impacto direto no mercado, com o preço do bitcoin subindo 9% na noite das eleições e ultrapassando os US$ 98 mil poucos dias depois.
Este movimento sinalizou o início de um período de alta volatilidade, que, segundo a VanEck, mostra o potencial de valorização para o próximo ciclo. Sem barreiras técnicas, o BTC deve repetir a trajetória de crescimento registrada entre 2020 e 2021, quando seu preço mais que dobrou em poucos meses.
Cenário regulatório favorável
A gestora também aponta que o interesse dos investidores por bitcoin está em alta, devido à postura favorável do governo dos EUA em relação ao setor. Entre as iniciativas esperadas para a nova gestão estão a reforma da legislação FIT21, ajustes na regulação de stablecoins e mudanças na liderança da SEC.
Com a substituição de Gary Gensler por um regulador mais alinhado ao mercado cripto, é possível que vejamos avanços na aprovação de ETFs spot de Solana (SOL) e o fortalecimento de soluções de custódia para criptomoedas.