Dennis Porter, fundador do Satoshi Action Fund, afirmou recentemente que é altamente provável que a BlackRock pressione os Estados Unidos a adotarem o Bitcoin como ativo de reserva.
O Satoshi Action Fund é uma organização sem fins lucrativos que tem como objetivo promover políticas públicas favoráveis ao Bitcoin e ao mercado de ativos digitais.
A BlackRock, por sua vez, é uma das maiores gestoras de ativos financeiros do mundo. A empresa gerencia mais de US$ 10 trilhões em ativos financeiros. A instituição é reconhecida pela sua grande influência global.
Notavelmente, a BlackRock vem apoiando o mercado de criptomoedas nos últimos anos. A instituição lançou no mercado ETFs de Bitcoin e Ether, que rastreiam o preço das duas maiores criptomoedas.
Além disso, a empresa está envolvida em produtos relacionados ao mercado de ativos tokenizados. A empresa conta com um fundo tokenizado no Ethereum que oferece exposição ao mercado de títulos do governo dos Estados Unidos.
Porter afirmou que a BlackRock possui grandes incentivos para pressionar por uma adoção do BTC nos EUA:
“É óbvio para a BlackRock pressionar por uma Reserva Estratégica de Bitcoin. O Bitcoin alinha incentivos. Agora que a BlackRock é pró-Bitcoin, eles pressionarão por uma política que suporte a tecnologia. Quando os incentivos se alinham, todos nós ganhamos.”
Adoção do Bitcoin nos EUA
Há uma grande expectativa do mercado de que os EUA adotem o bitcoin como ativo de reserva. Esta foi uma promessa de Donald Trump durante a sua campanha. Além disso, há um projeto de lei da senadora Cyntia Lumis que propõe a compra de 1 milhão de moedas para os cofres do governo.
Lumis está confiante de que esta legislação será aprovada ainda nos 100 primeiros dias do governo de Donald Trump com apoio dos dois principais partidos políticos do país.
Caso isto ocorra, este será um dos grandes marcos da história da criptomoeda. Se esta legislação for aprovada, é altamente provável que o BTC seja negociado na faixa dos 6 ou 7 dígitos.
Segundo o pioneiro Adam Back, o preço do BTC deve saltar para a faixa dos 7 dígitos caso isso ocorra:
“Se a Reserva Estratégica de Bitcoin dos EUA se concretizar, prepare-se para um Bitcoin de 7 dígitos neste ciclo. O mercado está cético em relação a um avanço significativo por enquanto, então isso não está nem remotamente precificado.”