Jeremy Allaire, CEO da Circle, empresa emissora da segunda maior stablecoin em valor de mercado, fez parte do painel “A Economia da Tokenização” em Davos. Na ocasião, Allaire destacou a importância crescente da tecnologia de tokenização para a economia global.
A tokenização de ativos consiste em registrar em redes blockchain ativos financeiros ou bens, que podem então ser negociados sem intermediários. Atualmente, as stablecoins, que rastreiam o preço de moedas de governos, dominam este setor com mais de 100 bilhões de dólares em capitalização.
No entanto, não há limite para quais tipos de ativos podem ser registrados em blockchain, como commodities, ações e valores mobiliários de forma geral. A Pax Gold, stablecoin lastreada em ouro físico, conta com centenas de milhões em valor de mercado.
A tokenização de ativos pode mudar a forma como os ativos são registrados e negociados nos mercados financeiros. Esta tecnologia pode, potencialmente, diminuir os custos de transação, aumentar a transparência e a liquidez geral dos ativos financeiros.
Há algum tempo, Larry Fink, CEO da BlackRock, tem falado positivamente sobre a tecnologia, destacando o impacto positivo que a tokenização pode ter nos mercados. Fink afirmou que “a próxima geração dos mercados será a tokenização de valores mobiliários”.
Em relação aos comentários de Fink, Allaire afirmou:
“Isso sugere confiança de que a tokenização ocorrerá de forma significativa. Que veremos alguns dos maiores emissores de ativos do mundo emitindo versões tokenizadas desses ativos este ano. Isso é significativo.”
De fato, a tokenização de ativos é um mercado em ascensão, e sua integração aos mercados financeiros deverá ocorrer de forma gradual.
Esta tecnologia deve continuar beneficiando redes blockchain e seus criptoativos. Isso ocorre pois, para registrar e negociar estes criptoativos, é necessário utilizar os criptoativos nativos das redes blockchain.
Por exemplo, para negociar criptoativos tokenizados na rede Ethereum, é necessário possuir Ether (ETH). Atualmente, o Ethereum é a principal rede para tokenização de ativos financeiros.