A BlackRock, a maior gestora de ativos financeiros do mundo, solicitou junto à SEC a criação do BlackRock USD Institutional Digital Liquidity Fund (BUIDL), um fundo focado na tokenização de ativos do mundo real.
Devido à menção da Securitize Markets, é esperado que o fundo seja focado neste nicho de mercado, que já conta com mais de US$ 100 bilhões em capitalização, incluindo stablecoins.
O site da Securitize afirma:
“Nós tokenizamos ativos do mundo real. […] A Securitize está tornando o capital privado, o capital de risco e outros ativos exclusivos do mercado privado do mundo real acessíveis a uma gama mais ampla de investidores por meio da tokenização, um processo que registra direitos de propriedade no blockchain”.
A tokenização consiste em registrar em redes blockchain ativos financeiros e bens, que podem então ser negociados de forma semelhante às criptomoedas tradicionais. Esta tecnologia pode ser capaz de promover uma maior eficiência dos mercados financeiros.
A tokenização de ativos já foi apontada pelo CEO da BlackRock como o próximo passo para os mercados financeiros. Portanto, este movimento está alinhado com as posições do principal executivo da empresa.
Uso do Ethereum
Foi registrado na rede Ethereum há 15 dias um smart contract com o nome “BlackRock USD Institutional Digital Liquidity Fund (BUIDL)”, que muito provavelmente foi registrado pela BlackRock, apesar da instituição ainda não ter confirmado esta informação.
Além disso, um endereço supostamente ligado à BlackRock também recebeu US$ 100 milhões em USDC diretamente da Circle, emissora do criptoativo.
O Ethereum é de fato a maior rede para tokenização de ativos. Atualmente, dezenas de bilhões em ativos estão registrados no protocolo, que incluem principalmente stablecoins e commodities, como o ouro.
Potencialmente, qualquer tipo de ativo pode ser tokenizado na rede Ethereum, incluindo ações, valores mobiliários, títulos de dívida, moedas de governo e outros. Como os mercados financeiros poderiam migrar de um sistema centralizado para uma rede blockchain é algo em aberto, mas certamente a BlackRock está disposta a explorar este setor.
A BlackRock também está aguardando a aprovação da SEC para criação de um ETF de Ether à vista ao lado de outras grandes instituições.