Brasil e China reforçam parceria com novos acordos em tecnologia, comércio e infraestrutura

Brasil e China reforçam parceria com novos acordos em tecnologia, comércio e infraestrutura

O presidente da China, Xi Jinping, e o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, estão tratando de assuntos importantes nas áreas de tecnologia, infraestrutura, cadeias produtivas, transformação ecológica e finanças, segundo o Itamaraty.

Entre as novidades, o Brasil deverá ganhar acesso ao mercado chinês para uvas frescas, sorgo e gergelim. Além disso, as negociações para a exportação de miúdos suínos, bovinos e o DDG (subproduto do etanol de milho) avançam, embora esses pontos devam ser finalizados apenas em etapas futuras.

Já as alterações nos protocolos sanitários e fitossanitários, importantes para aumentar o comércio de produtos agropecuários, estão previstas apenas para 2025.

A cooperação tecnológica também ganhou destaque com acordos envolvendo a empresa chinesa SpaceSail e a Administração Nacional de Dados da China. Esses projetos estudam a viabilidade da internet via satélite em áreas remotas do Brasil, onde a fibra óptica não chega, como em regiões rurais.

Outro tema estratégico na agenda é o convite para que o Brasil participe da Iniciativa Cinturão e Rota, conhecida como a “nova Rota da Seda”. O megaprojeto chinês, avaliado em US$ 1 trilhão, tem o intuito de fortalecer a infraestrutura global.

Apesar de o governo brasileiro não planejar adesão imediata, há intenção de alinhar iniciativas relacionadas ao tema.

Disclaimer
As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e refletem a opinião do autor. Não constituem aconselhamento financeiro, jurídico ou de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e envolve riscos. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Artigos relacionados

icon abril 8, 2025

Tokenização global? Mercado Bitcoin e MANTRA unem forças em acordo de US$ 200 milhões

Escrito por Thiago Barboza
icon abril 24, 2025

Banco Central define que novas regras para corretoras de criptomoedas chegam ainda em 2025

Escrito por Thiago Barboza
icon março 25, 2025

Banco Central amplia vigilância e mira transações de criptomoedas fora das corretoras

Escrito por Thiago Barboza