O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, anunciou que, a partir da próxima semana, será possível realizar pagamentos por aproximação através do PIX. Assim, os usuários da funcionalidade poderão pagar suas contas apenas aproximando o celular de uma maquininha, de maneira similar ao que já ocorre com cartões e carteiras digitais.
Campos Neto destacou que essa mudança será apresentada em um evento com o Google, onde a funcionalidade será oficialmente lançada.
Além dessa atualização, a semana marcou o início do funcionamento do PIX Agendado Recorrente. Com essa modalidade, os usuários podem programar transferências automáticas com o Pix, como pagamentos de mesmo valor a serem efetuados sempre no mesmo dia do mês.
Todas as instituições financeiras e de pagamento no Brasil são obrigadas a oferecer a nova funcionalidade, que antes era apenas opcional.
No entanto, embora já seja obrigatório, os bancos têm até abril de 2025 para cumprir integralmente as novas exigências estabelecidas pelo Banco Central. Durante esse período, elas precisarão ajustar seus sistemas e processos de acordo com as normas e requisitos mínimos estabelecidos pela autarquia.