Brasileiros serão rastreados pelo governo para combater o avanço do coronavírus

Para conter o avanço do coronavírus, o governo brasileiro vai rastrear a localização dos usuários das principais companhias de telefonia do Brasil, como Claro, Oi, Tim, Vivo e Algar.

Em anúncio do Sinditelebrail, que representa as operadoras, foi confirmada parceria que passa a fornecer dados sobre a posição dos usuários do Brasil ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), que pode passar as informações a todas as esferas do poder público.

Por meio dos dados de geolocalização, o MCTIC poderá acompanhar o isolamento da população e possíveis aglomerações.

As informações serão transmitidas das operadoras para a nuvem pública, onde serão agregados e anonimizados para evitar que as pessoas sejam identificadas, conforme as orientações do Marco Civil da Internet e da Lei Geral de Proteção de Dados.

De acordo com o comunicado, a medida que já havia sido implementada de maneira experimental em cidades como Recife, São Paulo e Rio de Janeiro, será limitada ao combate do COVID-19.

Em adição, as operadoras contribuirão também com o desenvolvimento de aplicativos e casos de uso para ajudar o governo a mapear a pandemia no Brasil.

O país, no entanto, não é o primeiro a adotar a prática. Na Coréia do Sul, a medida é usada para rastrear pessoas que passaram perto de alguém diagnosticado com coronavírus, e as notifica com uma mensagem.

Assim, esses cidadãos podem fazer o teste, consequentemente reduzindo o número de casos assintomáticos desconhecidos, e contribuindo para o controle da expansão da doença.

Disclaimer
As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e refletem a opinião do autor. Não constituem aconselhamento financeiro, jurídico ou de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e envolve riscos. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Artigos relacionados

World Liberty Financial faz aquisições massivas de criptomoedas durante posse de Donald Trump
icon junho 9, 2025

Uber e criptomoedas: pagamentos mudam de nível

Escrito por Thiago Barboza
Bitcoin hoje
icon junho 14, 2025

Inflação cede e Bitcoin ganha força

Escrito por Thiago Barboza
Ethereum hoje
icon junho 10, 2025

Ethereum hoje: calmaria antes da tempestade? Analistas preveem salto para US$ 3 mil

Escrito por Thiago Barboza