Caixa Econômica fecha contas de exchanges sem aviso prévio

caixa econômica fraude estelionato polícia federal

Nesta terça-feira (05), a Caixa Econômica Federal encerrou a conta corrente da corretora Bitcambio, sem aviso prévio. Agora a corretora só vai operar com uma conta no banco Santander, segundo reportagem do Portal do Bitcoin.

A Bitcambio fez o comunicado para os seus clientes através de um post no Facebook, no mesmo dia do ocorrido.

De  acordo com a Citar Tech, a empresa está “correndo o risco de encerrar suas atividades por não ter mais conta bancária”. O Santander mantém a conta da Bitcambio por força de liminar concedida pela Justiça do Rio de Janeiro.

A exchange Pagcripto também teve sua conta encerrada pela Caixa Econômica Federal no mesmo dia em que a Bitcambio. 

O fundador da exchange Pagcripto, Carlos Lain, afirmou que não houve aviso prévio sobre o cancelamento do contrato.

A empresa não será tão afetada quanto a Bitcambio, pois ainda possui conta nos bancos Brasil Plural, Bradesco, Santander e Neon.

Segundo o Citar Tech, a Caixa vem se aproveitando do cenário para efetuar os cancelamentos, outros bancos também fecharam a conta da DysPaga, empresa que realiza serviços de processamentos de saques para a exchange. 

Após os escândalos relacionados ao Grupo Bitcoin Banco e a Atlas Quantum, os bancos estão receosos e fazendo o fechamento das contas das exchanges por cautela e sem aviso.

O fato do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) prorrogar mais uma vez o inquérito administrativo, está ligado a uma série de problemas do setor. O inquérito tem como objetivo, apurar se os bancos vêm atuando de uma forma anticoncorrencial contra as empresas do setor de criptomoedas.

O prazo para a conclusão do inquérito já foi adiado cinco vezes e não tem data para a conclusão.

Disclaimer
As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e refletem a opinião do autor. Não constituem aconselhamento financeiro, jurídico ou de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e envolve riscos. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Artigos relacionados

AI16Z
icon maio 8, 2025

AI16Z pode impulsionar o novo rali das criptomoedas com IA?

Escrito por Thiago Barboza
icon maio 14, 2025

Primeira Bolsa de imóveis tokenizados do mundo será lançada no Brasil

Escrito por Thiago Barboza
icon maio 15, 2025

Criptomoeda Degen lidera renascimento da Base Chain

Escrito por Thiago Barboza