A rede Cardano executou oficialmente seu hard fork Alonzo altamente elogiado.
A atualização apresenta recursos de contrato inteligente e abre caminho para que os desenvolvedores lancem uma série de novos projetos e aplicativos na rede, como plataformas de finanças descentralizadas (DeFi), tokens não fungíveis (NFTs) e stablecoins.
Um longo caminho para Cardano
O criador do Cardano, Charles Hoskinson, diz acreditar que o longo caminho da plataforma para a era do contrato inteligente seja benéfico para toda a indústria.
“Trabalhamos muito tempo. Alguns integrantes dessa equipe trabalham há mais de quatro anos. Fizemos nosso trabalho. [Fizemos] nosso dever de casa. Fizemos centenas de apresentações, dezenas de artigos.
Tanto código foi escrito e muito pensamento cuidadoso foi dedicado à construção de um modelo muito novo que é onipresente e benéfico, se é que é algo, como um experimento para a indústria [que] consideramos o melhor modelo industrial.”
Com a funcionalidade de contrato inteligente agora ao vivo na rede principal da Cardano, Hoskinson está olhando para o que vem por aí para o ecossistema.
Incluindo a estreia do back-end do aplicativo Plutus, que oferece um pacote de componentes que permitirá que usuários técnicos e não técnicos construam no rede.
“Então esse é o dia, e você sabe o que acontece? Tem que haver uma manhã depois, 13 de setembro, segunda-feira. Nós acordamos. É business as usual. Muitas coisas acontecerão. [A] rede provavelmente estará sob muito mais carga porque as pessoas brincam com as coisas e as testam e tudo bem.
E algumas semanas depois, a versão mais recente e melhor do back-end do aplicativo Plutus será lançada e teremos o encontro [Cardano 2021]. E haverá um grande destaque no ecossistema como um todo. Será um grande evento.”
LEIA MAIS: Pesquisa aponta que 48% dos brasileiros apoiam fazer do Bitcoin sua moeda oficial