China permanece como gigante na mineração de Bitcoin

China vs EUA

A empresa de análise de dados CryptoQuant afirmou que cerca de 55% da mineração global do Bitcoin permanece em pools da China, apesar da restrição do governo ao mercado de criptomoedas.

Conforme publicação de Ki Young Ju, os pools chineses dominam a maior parte do mercado, enquanto pools dos Estados Unidos são responsáveis por 40% do hashrate global.

No entanto, isto não significa que todo este poder computacional esteja presente na China. Os pools de mineração são responsáveis por agregar poder computacional de muitos mineradores, que podem então trabalhar em conjunto.

Os pools chineses agregam principalmente poder computacional de pequenos mineradores espalhados pela Ásia. Por sua vez, os pools dos EUA são mais populares no ocidente, e também concentram o poder de grandes mineradoras de capital aberto.

Proibição na China

A China vem restringindo o mercado de criptomoedas ao longo dos anos. Em maio de 2021, o governo chinês baniu a mineração da criptomoeda, que era executada em larga escala na região.

Dados apontam que mais de 50% do hashrate do Bitcoin estava concentrado no país asiático. Quando a China baniu a mineração, o hashrate do BTC caiu consideravelmente. Os mineradores foram obrigados a deixar o país, ou a vender as suas máquinas, que possuem custo elevado.

Notavelmente, Donald Trump afirmou recentemente que os Estados Unidos devem liderar a mineração de Bitcoin. Trump segue na corrida eleitoral para ser novamente presidente dos Estados Unidos.

Leia mais: Se os EUA não adotarem o bitcoin, a China o fará, afirma Trump

Disclaimer
As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e refletem a opinião do autor. Não constituem aconselhamento financeiro, jurídico ou de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e envolve riscos. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Artigos relacionados

Pudgy Penguins (PENGU): análise e previsão para 2025
icon abril 30, 2025

Pudgy Penguins surpreende e PENGU dispara 35%

Escrito por Thiago Barboza
icon abril 29, 2025

Criptobanco Nexo retorna aos EUA após dois anos

Escrito por Thiago Barboza
icon maio 6, 2025

Tether anuncia ferramenta de IA focada em criptomoedas

Escrito por Thiago Barboza