A China retomou a liderança sobre os Estados Unidos no setor de mineração de Bitcoin (BTC), com a AntPool sendo responsável por quase um terço de todos os BTC minerados nas últimas 24 horas.
Segundo o site mempool.space, a AntPool minerou 42 dos 135 blocos gerados, seguida pela Foundry USA, que ficou com 36. Essa dupla de gigantes tem mantido uma vantagem em relação aos demais concorrentes, como a ViaBTC, por exemplo, que contribuiu com apenas 10% dos blocos, enquanto a F2Pool e a MARA apresentaram números ainda menores.
Mineração centralizada em duas empresas
Uma investigação conduzida por Mononaut apontou que pelo menos seis pools de mineração compartilham o mesmo custodiante e o modelo de blocos da AntPool.
Baseada em Pequim, essa pool é uma subsidiária da Bitmain, o maior fabricante de equipamentos para mineração de Bitcoin.
Além disso, a Foundry USA já minerou 41.647 blocos — mais de um quarto de todos os BTC emitidos nos últimos três anos, comparado a 20,5% da AntPool.
Apesar da liderança da gigante mineradora chinesa, a sediada nos Estados Unidos foi o maior destaque de 2024. Afinal, entre janeiro e agosto deste ano, a empresa teve um aumento em seu hashrate para 75 exahashes por segundo (EH/s).