China supera os Estados Unidos na mineração de Bitcoin

China supera os Estados Unidos na mineração de Bitcoin
Shutterstock

A China retomou a liderança sobre os Estados Unidos no setor de mineração de Bitcoin (BTC), com a AntPool sendo responsável por quase um terço de todos os BTC minerados nas últimas 24 horas.

Segundo o site mempool.space, a AntPool minerou 42 dos 135 blocos gerados, seguida pela Foundry USA, que ficou com 36. Essa dupla de gigantes tem mantido uma vantagem em relação aos demais concorrentes, como a ViaBTC, por exemplo, que contribuiu com apenas 10% dos blocos, enquanto a F2Pool e a MARA apresentaram números ainda menores.

Mineração centralizada em duas empresas

Uma investigação conduzida por Mononaut apontou que pelo menos seis pools de mineração compartilham o mesmo custodiante e o modelo de blocos da AntPool.

Baseada em Pequim, essa pool é uma subsidiária da Bitmain, o maior fabricante de equipamentos para mineração de Bitcoin.

Além disso, a Foundry USA já minerou 41.647 blocos — mais de um quarto de todos os BTC emitidos nos últimos três anos, comparado a 20,5% da AntPool.

Apesar da liderança da gigante mineradora chinesa, a sediada nos Estados Unidos foi o maior destaque de 2024. Afinal, entre janeiro e agosto deste ano, a empresa teve um aumento em seu hashrate para 75 exahashes por segundo (EH/s).

Disclaimer
As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e refletem a opinião do autor. Não constituem aconselhamento financeiro, jurídico ou de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e envolve riscos. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Artigos relacionados

icon dezembro 24, 2024

Brasileiros trocaram investimentos tradicionais por criptos, diz ANBIMA

Escrito por Thiago Barboza
binance
icon janeiro 2, 2025

Binance anuncia Megadrop de 588 milhões de tokens; entenda

Escrito por Thiago Barboza
Uso do protocolo Bitcoin Runes cai drasticamente no final de 2024
icon dezembro 27, 2024

Uso do protocolo Bitcoin Runes cai drasticamente no final de 2024

Escrito por Thiago Barboza