Chinês é condenado a prisão perpétua por ajudar mineradores de Bitcoin

Autoridades chinesas encontram mineração de Bitcoin em cemitério

De acordo com relatório do South China Morning Post, o ex-funcionário público Xiao Yi foi condenado à prisão perpétua por fornecer apoio a empresas locais de mineração de Bitcoin e criptomoedas.

Yi, de 61, é ex-vice-presidente do Comitê Provincial de Jiangxi da Conferência Consultiva Política do Povo Chinês e ex-chefe do Partido Comunista da cidade de Fuzhou.

Em um programa de notícias que foi ao ar em janeiro, o governo chinês detalhou os supostos crimes de Yi, que incluem esconder uma empresa de mineração como um negócio de big data e computação em nuvem, instruindo o grupo local Jiumu Group Genesis Technology durante inspeções do governo.

Yi comentou sobre sua condenação:

“Sou um pecador para o povo de Fuzhou e falhei com eles. Por causa da minha visão distorcida das conquistas políticas, agi de forma imprudente, causando perdas tão graves.”

De acordo com o tribunal, as ações de Yi desperdiçaram recursos públicos, danificaram a propriedade pública e minaram os interesses nacionais da China. 

Além disso, Yi foi acusado de aceitar subornos no valor de 17 milhões de dólares (125 milhões de yuans) de 2008 a 2021 para fornecer favores a empresas e indivíduos específicos.

A China declarou ilegais as transações relacionadas à criptomoedas, alegando razões de segurança e estabilidade social, e intensificou a repressão ao setor em 2021.

Disclaimer
As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e refletem a opinião do autor. Não constituem aconselhamento financeiro, jurídico ou de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e envolve riscos. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Artigos relacionados

icon junho 14, 2025

Serasa revoluciona acesso digital com blockchain do Drex

Escrito por Thiago Barboza
Ethereum hoje
icon junho 14, 2025

DeFi impulsiona ativos com linha de crédito bilionária

Escrito por Thiago Barboza
Bitcoins hoje
icon julho 7, 2025

Bitcoin seguro? Saylor desmistifica ameaça quântica

Escrito por Conny Chu