Cofundador da Onecoin, Karl Sebastian Greenwood, condenado a 20 anos de prisão

OneCoin - FBI

Karl Sebastian Greenwood, uma das figuras-chave no esquema Ponzi mais notório da história das criptomoedas, Onecoin, vai passar duas décadas na prisão. 

A sentença, imposta pelo juiz distrital dos EUA Edgardo Ramos, foi anunciada na terça-feira pelo procurador dos Estados Unidos para o Distrito Sul de Nova York, Damian Williams.

Greenwood foi cofundador da Onecoin, com sede em Sófia, Bulgária, e iniciou suas operações em 2014, junto com Ruja Ignatova, uma cidadã alemã nascida na Bulgária, apelidada de “Criptoqueen”. A Onecoin comercializou e vendeu uma criptomoeda falsa com o mesmo nome por meio de uma rede global de marketing multinível (MLM).

Como resultado das suas atividades, pelo menos 3,5 milhões de vítimas em todo o mundo, incluindo dos EUA, investiram 4 mil milhões de dólares na fraude, apenas entre o quarto trimestre de 2014 e o quarto trimestre de 2016.

Os membros do Onecoin receberam comissões por recrutar outras pessoas para comprar pacotes de criptoativos. Greenwood, cidadão da Suécia e do Reino Unido, ganhou 5% das vendas mensais, alegadamente ganhando cerca de 300 milhões de dólares, que foi condenado a pagar em confisco, além da pena de prisão.

Disclaimer
As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e refletem a opinião do autor. Não constituem aconselhamento financeiro, jurídico ou de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e envolve riscos. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Artigos relacionados

Ethereum hoje
icon junho 14, 2025

DeFi impulsiona ativos com linha de crédito bilionária

Escrito por Thiago Barboza
icon junho 14, 2025

Serasa revoluciona acesso digital com blockchain do Drex

Escrito por Thiago Barboza
Bitcoins hoje
icon junho 6, 2025

Bitcoin bilionário: novo plano para acesso a tesouro perdido

Escrito por Thiago Barboza