Brian Armstrong, CEO da Coinbase, afirmou recentemente que desenvolvedores realizaram a primeira transação de criptomoedas entre duas IAs. Em específico, uma IA utilizou a stablecoin USDC para comprar tokens de crédito de outro modelo de IA.
Brian afirmou:
“Esta semana na Coinbase Dev, testemunhamos nossa primeira transação de criptomoedas de IA para IA. O que uma IA comprou de outra? Tokens! Não tokens cripto, mas tokens de IA (basicamente de um LLM para outro). Eles usaram tokens para comprar tokens.”
A transação é um marco para o desenvolvimento dos modelos de IA generativa, que cresceram em popularidade a partir de 2023. Conforme destacado pelo próprio CEO da Coinbase, as IAs poderão se tornar muito mais úteis ao lidarem diretamente com pagamentos em criptomoeda.
Fundamentalmente, as IAs não possuem contas bancárias. No entanto, elas podem facilmente possuir carteiras de criptomoedas. Isto permite que as IAs possam, por exemplo: burlar paywalls, contratar pessoas, comprar créditos para usar outra IA, realizar pagamentos em softwares pagos, gerenciar anúncios e mais.
Brian detalhou:
“Hoje, se você der uma tarefa a um agente de IA e retornar em alguns dias ou horas, ele não poderá realizar um trabalho útil. Em parte, isso é uma limitação da tecnologia em si, e produtos como devin.ai estão se aproximando disso. Mas a outra razão é que as IAs não podem fazer transações para adquirir os recursos de que precisam.
Eles não têm um cartão de crédito para usar AWS, Github ou Vercel. Eles não têm um método de pagamento para reservar a passagem aérea ou o hotel para sua próxima viagem. Eles não conseguem passar por paywalls (por exemplo, para ler um artigo científico), promover sua postagem no X com um anúncio pago ou usar a crescente rede de APIs pagas para integrar os dados de que precisam.”
“IAs não conseguem realizar nada de útil, mas se integrar criptomoedas podem”, afirmou o CEO da corretora.
Criptomoedas e IA
O mercado Web3 tem se integrado de forma proeminente às Inteligências Artificiais. Ambos setores apresentam diversas características em comum ou complementares, que torna esta integração potencialmente inevitável.
Diversas mineradoras de Bitcoin vem investindo em datacenters de para IAs, visto que elas também precisam de computação de alto desempenho para funcionar. Além disso, diversos projetos para IAs descentralizadas estão sendo desenvolvidos.
Ambos setores são indústrias de alto crescimento e com grande impacto potencial em diversas indústrias.
Leia mais: Apple vai abrir novos caminhos para IA generativa