A Coinbase, uma das maiores corretoras do mercado de criptomoedas, anunciou o lançamento do cbBTC, um token de bitcoin registrado nas redes Ethereum e Base. A Base é a rede de segunda camada mantida pela Coinbase.
Notavelmente, já existem mais de US$ 8 bilhões em bitcoin tokenizados na rede Ethereum. Isto permite que seja possível transacionar a principal criptomoeda dentro da blockchain do Ethereum.
“Com o cbBTC, continuamos a aumentar a liberdade econômica ao dar aos usuários mais maneiras de usar seu Bitcoin. A partir de hoje, milhões de clientes da Coinbase podem acessar aplicativos financeiros de forma transparente e segura dentro do ecossistema Ethereum usando Bitcoin que eles já possuem.”
Dessa forma, o cbBTC poderá ser integrado nas soluções existentes em ambas as redes. A Base é uma rede de segunda camada destinada a aumentar a escalabilidade do Ethereum.
Naturalmente, o cbBTC possuirá uma paridade de 1 para 1 com o bitcoin. Isto permitirá que ambos os ativos se mantenham pareados. Conforme destacou a corretora, os bitcoins que mantém o valor do cbBTC serão custodiados de forma centralizada pela Coinbase:
“A Coinbase é pioneira em uma nova era para DeFi com o cbBTC — uma versão encapsulada confiável e respeitável do Bitcoin. O cbBTC é apoiado 1:1 pelo BTC mantido em custódia pela Coinbase — que tem um histórico de mais de 10 anos de custódia segura de bilhões em Bitcoin para instituições e clientes em todo o mundo.”
Coinbase e a Lightning Network
Notavelmente, a Coinbase também está trabalhando na integração da Lightning Network, rede de segunda camada do Bitcoin. Em um comunicado, a Coinbase destacou a relevância do Bitcoin para a indústria de forma geral:
“Como o mais antigo e amplamente mantido criptoativo, o Bitcoin desempenha um papel importante na integração de usuários à cripto. A Coinbase vem aumentando a utilidade do Bitcoin, primeiro por meio da integração da Lightning Network para impulsionar pagamentos instantâneos de baixo custo, e agora com o cbBTC.
A partir de hoje, milhões de clientes da Coinbase podem acessar de forma transparente e segura aplicativos financeiros dentro do ecossistema Ethereum usando o Bitcoin que já possuem.”
Leia mais: CEO da Coinbase revela investimento em 40 projetos de criptomoedas